Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

A História da Primeira Guerra Mundial

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial ) foi uma guerra global centrada na Europa , que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.


 Quais são as Causas da Primeira Guerra Mundial?

"Segundo os mais estudos e análises históricas, os historiadores tendem a afirmar que as causas da Primeira Guerra Mundial são extremamente complexas, tendo sido debatidas desde 1926 . A causa imediata apontada é o assassinato em Sarajevo do Arquiduque Império Austro-Húngaro Francisco Ferdinando pelo sérvio nacionalista Gavrillo Princip."

 Contudo, essa não é a única causa. Entre as causas da guerra inclui-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão , o Império Austro-Húngaro , o Império Otomano, o Império Russo , o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália . Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria- Hungria , pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip , em Sarajevo, na Bósnia , foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato Habsburgo contra o Reino da Sérvia. Depois disso, "Diversas alianças formadas ao longo das décadas anteriores foram invocadas, assim, dentro de algumas semanas, as grandes potências estavam em guerra; através de suas colônias, o conflito logo se espalhou ao redor do planeta."

 O fim da Primeira Guerra Mundial

 "O armistício que pôs fim à guerra foi assinado a 11 de novembro de 1918." A Grande Guerra foi um marco à história humana e uma experiência amarga do sofrimento. E faz-se sentir até então, teve como suas Consequências: Econômicas , Sociais e Políticas . Já passam 99 anos e 7 meses que a "Guerra das Guerra" pôs se o fim, mas está marcada na mente de todos os povos e gerações. No dia 28 de Julho de 2014 a "Grande Guerra" completará I Século (um Século) de história .

Não é de alegrar-se, mas sim, refletir: Será que os humanos aprendem das suas próprias experiências ou apenas sabem as transmitir? Segundo o filósofo, líder do emperismo John Locke , "o conhecimento vem da experiência" ― disse ele. Ou podemos afirmar que pelo menos em parte vem da experiência. Será que os humanos aprenderam da experiência que tiveram da Primeira Guerra Mundial? Os relatos históricos indicam claramente que não. Porquê?

Porque não muito tempo depois da "Grande Guerra", estourou a II Guerra Mundial (segunda Guerra Mundial), em 1939 à 1945 . Até então o mundo vive em guerras sem precedentes, não que as guerras actuais sejam maiores que a "Grande Guerra". Porém, actualmente os países se dilaceraram em guerras sangrentas entre si, tanto como internamente (guerras nacionais ou civis). Isto é, todos os anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!