Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Texto expositivo explicativo


Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto.

É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Vejamos como se organiza um texto deste gênero:

Estrutura

O texto expositivo explicativo está organizado ou estruturado em três fases, a saber:


  1.  Fase do questionário – na qual é apresentada a questão de partida, nem sempre é necessariamente preciso que seja uma questão. Corresponde a introdução.
  1.  Fase da Resolução – é o desenvolvimento, a resolução da questão de partida.
  1.  Fase da conclusão – é desfecho do assunto.
Características Discursivas
O texto expositivo explicativo apresenta os seguintes enunciados ou seguimentos:

   a)  Enunciado de exposição/ Expositivo – contém uma sucessão de informação que visa fazer saber ou dar a conhecer (conceito ou definição).
   b)   Enunciado de Explicação/ Explicativo – visa fazer compreender como e o porquê? (isto é, quer dizer, significa que, tais como, melhor dizendo).

Exemplo: ... "o exercício físico é bom para o corpo, melhor dizendo, para si ter um corpo saudável é necessário fazer exercício..."

    c) Enunciado de baliza ou meta discursiva – servem para anuciar o que vai ser dito antecipar o que vai ser dito, explicar o que se disse, destacar termos, através de título, subtítulo, itálico, negritos, parenteses, aspas, sublinhado.

Nota: Itálico: Serve para destacar uma palavra na língua estrangeira:
          Negrito: Serve para destacar termos.
         Parenteses (): explicar o que já foi dito.



Características Linguísticas

Analisemos as seguintes características linguísticas usadas no texto expositivo explicativo:

.     1. Uso da passiva – emprega-se como forma ou estratégia para apagar o sujeito falante ou enunciador.
Exemplo: Convoca-se a todos os encarregados a uma reunião…
Temos dois tipos de passivas: passiva de si e passiva de ser.
     
      2. Uso do presente genérico
O presente genérico – gnômico o ou universal emprega-se para exprimir verdades a temporais, isto é, verdade que perduram, que não passam com o tempo.
Exemplo: … "o exercício físico é bom para o corpo”…
                    O homem é animal racional.

     3. Uso das nominalizações – Empregam-se para tornar o discurso mais coerente condessando o que se diz com o que foi dito.
Exemplo: A mensagem é transmitida, para a sua transmissão ha que…
                E para tal é necessário que o indivíduo possa fazer uma programação, ou melhor dizendo, fazer um programa de estudo

     4. Uso do pretérito perfeito – marca o valor aspectuado acabado para simbolizar verdades que aconteceram realmente.
Exemplo: Eu deixava o dinheiro com o teu filho (Pretérito imperfeito).
                 Eu deixei o dinheiro com o teu filho (Pretérito perfeito).


Muito bem, veja agora exemplo de um texto Expositivo explicativo…

Qual é a Melhor Forma de Vencer Dificuldades Escolares?

A escola é o lugar onde o indivíduo melhor conhece a si, e descobre a sua potencialidade. 
Porém, para tal é necessário alguns elementos a serem considerados. 
Em primeiro lugar, pode afirmar-se que o Ânimo é um dos principais elemento que contribui para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, portanto, para si ter ânimo nos estudos é preciso ver o valor prático da matéria, isto é, como pode aplicar aquilo que aprende na escola. Ao vencer o primeiro elemento notavelmente conseguir-se-á o segundo, Ser Organizado. Ao ser organizado o indivíduo consequentemente "pode trazer grandes recompensas: mais tempo , menos estresse e boas notas." E para tal é necessário que o indivíduo possa fazer uma programação, ou melhor dizendo, fazer um programa de estudo, podendo usar caderno, o celular ou outro aparelho para fazer à lista. Ao ser organizado o indivíduo facilmente poderá notar as suas fraquezas e a disciplina que ele precisa melhorar e para tal será necessário, Procurar Ajuda.

RCangomba
Escola Industrial e Comercial da Beira


RCangomba
Alunos numa sala de aulas

 

O terceiro elemento. Ter apoio de outras pessoas é essencial não só durante os anos escolares, mas também na vida adulta. Essa é uma das principais forma de vencer a dificuldade escolar . Naturalmente a família pode contribuir muito. E é verdade que não é toda matéria que a família pode saber, no entanto pode recorrer-se aos professores que sempre estão desejosos em ajudar o aluno a melhorar, tanto como pode recorrer-se a outros ( amigos , vizinhos , colegas , etc.). Realmente esses elementos são importantes e contribuem para vencer as dificuldades escolares, todavia, há outro elemento que também é fundamental para ajudar a combater a dificuldade escolar, A Saúde.

"Cuidar bem da saúde pode melhorar o desempenho do indivíduo na escola - e sua qualidade de vida, isso inclui três pequenos factores: descanso , 'dormir pouco pode deixar um indivíduo com aparência abatida, sem disposição, confuso e até mesmo deprimido'.

E por outro lado o indivíduo pode ficar com mais energia quando dorme o suficiente". Alimentação, "alimentar-se de um modo insuficiente ou mesmo não alimentar-se antes de ir a escola traz dificuldades ao indivíduo, prejudicando assim a sua capacidade intelectual".

RCangomba
Aluno na sala de aula a estudar

 
O que o indivíduo pode fazer é, antes de ir à escola pelo menos tomar chá, afim de estimular o seu organismo e consequentemente entender a matéria nas aulas. E por fim Exercício Físico , "o exercício físico é bom para o corpo, melhor dizendo, para si ter um corpo saudável é necessário fazer exercícios, isso poderá fortalecer os músculos e ossos, melhorar a resistência, controlar o peso, aprimorar a capacidade mental, aumentar a imunidade, aliviar o estresse e melhorar o humor", sobre tudo ajuda a melhorar no desempenho escolar.

Portanto, a escola é assim o lugar onde o indivíduo melhor conhece a si mesmo e descobre a sua potencialidade passando assim por dificuldades que são superadas e vencidas, quando aplicados os elementos que pode-o ajudar, que respectivamente são: Ânimo; Ser Organizado; Procurar Ajuda e a Saúde. Portanto, quando bem aplicado esses elementos podem conduzir o indivíduo a vencer as dificuldades escolares. 

(Por Rosário Cangomba)


Textos literários e não literários

Comentários

felix langa disse…
Muito bom, gostei.
Obrigado Félix, Continuarei publicando sempre...
De nada Marumete, Visite nos sempre, tanto como pode sugerir matéria a esse website!
olha Rosario, grato pelo conteudo, foi muito util para minha pesquisa da faculdade

obrigado
Jonathan, eu é que agradeço por gostar dos nossos conteúdos, se te ver uma sugestão adicione no formulário a direita Contacte-nos.
Mugodoma disse…
muito obrigado Rosario ...
ñ sabes como me aliviaste
De nada Mugodoma, sugirá materia no website no marcador que mais te inclinas, como por exemplo: Português se for o teu casao...
Texto muito bom. Gostaria de referências bibliográficas sobre esse assunto.
Mario Mucata disse…
olhaaa gostei....ajudou me bastante obrigado
Abel Manhique disse…
obrigado pela ajuda assim vou fazer uma aprsentacao do tema
Sejam bem vindo Ao Crítico Melódico! Agradecemos pelos cometários.
Sugiram matéria se possível...
criticomelodico@gmail.com
Andre Menete disse…
muito grato pela materia
C9nteudos colocados de forma sabia... gostei da explanacao... tiraram me das trevas, todavia queria que enriquecesse um pouco mais sobre o presente generico
Obrigado pela sugestão e veremos o que podemos fazer sobre a questão... Continue nos visitando.
Joao Correia disse…
Obrigado pelo conteúdo ajudou me muito.
paulino muanheue disse…
muito obrigado, foi bastante claro e preciso. Deus o abençoe

Postagens mais visitadas deste blog

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!