6/22/2016

Lua Cheia: Céu terá a união rara de dois eventos nesta noite de 2016

ASTRONOMIA | Os solstícios de verão e de inverno deste ano terão uma “companhia” especial: a
Lua cheia.
 No hemisfério norte, isso significa que as pessoas terão o prazer de viver o dia mais comprido do ano (quase 17 horas de luz) e ainda visualizar o acontecimento lunar.



A última vez que os dois eventos coincidiram foi há 49 anos. Em 1967, a união da Lua cheia com o solstício de verão foi amplamente celebrada pelos hippies americanos e ingleses. O episódio ficou conhecido como o “Verão do Amor”.

Outra característica interessante do evento é que a Lua de junho é tradicionalmente chamada de “Lua de Morango” pelas tribos nativas norte-americanas. A escolha do nome se deve ao fato de que o solstício coincide com a época da colheita dos morangos.

No Hemisfério Sul, devido ao início do inverno, a Lua cheia em junho fica por mais no tempo céu e aparece um pouco distante. Desse modo, os brasileiros poderão observar o acontecimento a olho nu.

O solstício acontece hoje (20) precisamente às 19:34 do horário de Brasília. Um dos locais mais famosos do hemisfério norte para assistir ao pôr-do-sol do solstício é o Stonehenge. Todo ano, mais de 20 mil pessoas se reúnem para ver o Sol nascer diretamente sobre a pedra principal do monumento.

Se você não consegue ver o céu devido à poluição ou à neblina, você pode visualizar os dois eventos acontecerem em sintonia ao vivo. (Veja mais na Revista Exame online.).

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas