Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Como se fabricava o papiro?

Você sabia? As origens da civilização egípcia remontam a 4000 a.C.?

A população começou a concetrar-se no vale do Nilo e criou prósperas cidades agrícolas, que se uniram formando o Alto Egipto (a sul) e o Baixo Egipto (a norte). O Egipto sempre esteve condicionado pelo Nilo para a sua formação e desenvolvimento.

E foram os Egípcios que inventaram uma espécie de papel elaborado com uma planta chamada papiro. Para o seu fabrico, extraía-se uma lâmina do interior do caule, que se trabalhava até se conseguir uma folha fina, firme e lisa.

Existiam vários tipos de papiro: desde um mais fino para os textos religiosos, denominados hierático, ao de pior qualidade, chamado leneótico.

Escrevia-se com um junco com a extremidade aguçada, usando tinta negra ou vermelha dissolvida em água. Os papiros mais antigos datam de princípios do II milénio a.C.

Citação
Activa & multimedia, enciclopédia de consulta: História Universal,  Egipto; Pp.: 36, 37.
Primeira edição: Outubro de 1996;
ISBN: 972-8377-03-7 (Vol. 5).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!