8/15/2016

Escola Secundária de Muchatazina

Escola Secundária de Muchatazina  é uma escola de ensino secundário, lecciona 8.ª a 10.ª classe, localiza-se no bairro da Munhava, o bairro mais populoso da cidade da Beira. A escola foi inaugurada pelo Ministro da Educação, Augusto Jone no dia 10 de Outubro de 2014.

História


Antes da construção dessa   Escola, segundo o Jornal Notícias (14 de Outubro de 2014) disse no seu artigo: "de raiz", nesse espaço existia uma escola com dois blocos que estavam em condições precárias que transmitiam ensino de alfabetização e educação de adultos.


No inicio do ano de 2009, muitas  escolas após a conclusão de alguns alunos do ensino básico primário foram alistados para uma escola secundária, denominada; Escola Secundária Joaquim Chissano, da qual nunca existiu, isto é na cidade da Beira.


"Samorinha"



Nessa situação o Governo viu-se na posição de criar novas salas anexas da famosa Escola Secundária Samora Moises Machael da Beira. Essas salas se localizavam no Bairro da Munhava, Muchatazina ou CFM Rolo, o lugar  onde era utilizado para o ensino a alfabetização. A escola compreendia dois blocos, com números de salas não superior a 10, e usava-se algumas salas adaptadas para auxiliar a demanda dos alunos.



Nessa altura muitos alunos a denominavam por "Samorinha" por causa do seu tamanho e ser anexa da Escola Secundária Samora Moises Machel.

Quatro anos depois o Governo resolveu a tornar independente, a reconstruiu com um novo performance; 26 salas, equipando a com carteiras e cadeiras, um bloco administrativo, uma sala de informática com 25 computadores, laboratórios de Física, Química e Biologia; Um campo polivalente e um tanque de água com capacidade de 40 mil litros de água. Foi inaugurada com novo nome — Escola Secundária de Muchatazina.
Foi construída com um  fundo disponibilizado pela empresa de telefonia móvel Moçambicana, Vodacom, com uma compartição do Ministério de Educação, num valor estimado em 67. 886 milhões de meticais.

Curiosidade:

  • A empreitada que a ergueu chama-se OGA Construção ( O projeto foi previsto para 9 meses e acabou demorando aproximadamente 1 ano e meio).


Redigido por Rosário Cangomba para o Crítico Melódico | e-mailrosariocangomba@yahoo.com.br

©Rosário Cangomba, Todas as Imagens desse artigo pertencem/foram tiradas por editor desse artigo (15.08.2016).
Veja: Galeria de Imagem!

Marcadores: , , , , , , , ,

2 Comentários:

Às 11 de fevereiro de 2017 às 19:55 , Blogger Muanido Osvaldo Muanido disse...

a escola deve ser como e educadora.

 
Às 14 de julho de 2023 às 15:38 , Blogger Claudio disse...

fico feliz existir blogs sobre a escola

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas