Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

ENI fecha acordo de venda de gás do Rovuma e abre expectativas positivas a Moçambique

A multinacional italiana Eni através da Eni East Africa, juntamente com seus parceiros do Bloco da Área 4 na Bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado, assinou, hoje, um acordo vinculativo de venda de Gás Natural Liquefeito (GNL) com a BP Poseidon, uma empresa totalmente controlada pela BP Plc. 
 
Jornal o país

Os recursos negociados pelas duas gigantes europeias serão produzidos pela fábrica flutuante de GNL, a ser instalada no Campo de Coral Sul, offshore Moçambique.
Este acordo pode ser uma almofada para a economia moçambicana, que se encontra carente de dólares. É que o contrato pode ser usado como garantia para a Eni conseguir o financiamento necessário para investir na plataforma que a vai permitir extrair as reservas de gás natural que descobriu na Área 4 da Bacia do Rovuma. 

Segundo um comunicado da Eni, o contrato, que é válido por 20 anos, cobre a venda de todos os volumes de GNL que serão produzidos a partir da fábrica flutuante de GNL de Coral Sul. Trata-se de uma fábrica que terá uma capacidade de produção acima de 3.3 milhões de toneladas de GNL por ano. “O acordo foi já aprovado pelo Governo de Moçambique e está condicionado à Decisão Final de Investimento(FID) do projecto que se espera que aconteça ainda dentro de 2016”, lê-se no documento.

Através deste acordo, os parceiros da Área 4 conseguiram alcançar mais um marco importante para a execução do projecto de desenvolvimento de Coral Sul, na sequência da aprovação, em Fevereiro de 2016, do Plano de Desenvolvimento de Coral Sul pelo Governo de Moçambique.

A Eni é operadora da Área 4 com 50% de investimento indirecto detido através da Eni East Africa (EEA), que por sua vez detém 70% da Área 4. As outras concessionárias são a Galp Energia, a KOGAS e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) com 10% cada. A CNPC detém 20% de investimento indirecto na Área 4, através da Eni East Africa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!