1/24/2017

Erdogan procura investimentos em Moçambique

Mineração, transportes, construção de infra-estruturas, turismo e energia são alguns dos novos sectores a explorar.
O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, inicia nesa segunda-feira, 23,uma visita de dois dias a Moçambique, que será dominada por questões económicas e políticas, incluindo o combate ao terrorismo internacional.

Presidente turco participa em fórum de negócios em Maputo
A Turquia integra a lista dos 10 principais investidores em Moçambique, e nesta visita, a delegação turca vai tentar identificar outras áreas de cooperação, presentemente centrada. fundamentalmente no comércio e agricultura, segundo Tagip Argonil, empresário turco em Maputo.

Dados do Centro de Promoção de Investimentos de Moçambique (CPI), indicam que em 2015, o volume das trocas comerciais entre Moçambique e a Turquia ultrapassou os 120 milhões de dólares, contra cinco milhões de dólares, em 2005.

Para a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), na sigla em inglês, esta visita será uma oportunidade para o estabelecimento de parcerias entre emprsários moçambicanos e turcos, principalmente nas áreas de mineração, transportes, construção de infra-estruturas, turismo e energia.

 Leia mais: Presidente turco visita Moçambique – e é a primeira vez

O empresário moçambicano, Tomás Rondinho, disse à VOA que na Turquia, "os sectores de turismo e transportes, têm vindo a resgistar um grande crescimento e nós pretendemos estabelecer parcerias nessas áreas com empresários turcos".
Refira-se que em 2015, a companhia aérea turca, Turkish Airlines, abriu uma rota entre Istambul e Maputo, o que levou à perda do monopólio da transportadora aérea portuguesa, TAP, nas ligações directas entre a capital moçambicana e o continente europeu.

Nyusi e Erdogan encontram-se na terça
O presidente Filipe Nyusi de Moçambique

Nesta visita, o Presidente da Turquia faz-se acompanhar por uma delegação de 150 empresários, representantes de diversos sectores de actividade económica, comercial e financeira daquele país.
O encontro entre o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo turco, Recep Erdogan, está marcado para esta terça-feira, 24.

Segundo fonte oficial, para além de questões comerciais e económicas, os dois estadistas deverão debater também assuntos políticos, incluíndo o combate ao terrorismo internacional.
Filipe Nyusi e Recep Erdogan vão, igualmente, testemunhar a assinatura de instrumentos jurídicos de cooperação bilateral e participar no fórum de negócios Moçambique-Turquia.

Esta é a primeira visita de um Presidente da Turquia a Moçambique, desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, em 1975.

Erdogan iniciou no domingo, 22, um périplo africano, que o levou já à Tanzânia, e depois de Moçambique seguirá para Madagáscar.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas