3/02/2014

Costa do Chile atingido por um terremoto de magnitude 8,2

  O terremoto de Iquique de 2014 ocorreu às 20h46 ( UTC-3 ), em 1º de abril , na região próximo à cidade de Iquique e teve magnitude de 8,2 M . Afectou às regiões chilenas de Arica e Parinacota e Tarapacá , e de acordo com o Serviço Sismológico de Chile , o epicentro esteve a 89 quilómetros ao sudoeste da localidade de Cuya . Devido à intensidade e localização do sismo, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada de Chile (SHOA) decretou «alarme de tsunami » e o Oficina Nacional de Emergência do Ministério do Interior (ONEMI) ordenou evacuar os sectores costeros de todo o país.   O alarme fez-se extensiva a diversos países da costa do pacífico. Foi o terremoto mais poderoso registrado em 2014, de acordo com o serviço de monitoramento geológico dos Estados Unidos.


Bombeiros tentam extinguir incêndio em restaurante à beira mar após um terremoto de magnitude 8 atingir a costa do Chile. (Foto: Aldo Solimano/AFP).
Moradores se reúnem na rua em frente ao Hospital d'El Salvador, no Chile, após um forte terremoto atingir a costa do país e autoridades emitirem alerta de tsunami.. (Foto: Francesco Degasperi/AFP).
 O tremor durou dois minutos. A Marinha do Chile afirmou que um tsunami já atingiu algumas áreas no norte do país - há alerta para toda a costa latina do Pacífico. De acordo com o site do jornal “El Mercurio”, do Chile, nas regiões das cidades de Arica, Parinacota e Tarapacá, a população ficou com medo e foram registrados congestionamentos de carros que buscavam áreas mais seguras. O Sistema Nacional de Alarme de Maremotos (SNAM) disse que a alteração gerada pelo tremor já teria começado a chegar à região de Pisagua, também no norte chileno, onde há ondas de 1,5 metro. O governo chileno pediu uma retirada preventiva da região da costa norte, segundo informou o centro nacional de emergência em seu site. O alerta diz que além do Chile, as regiões costeiras do Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Nicarágua estariam em risco. Um tsunami de até 1,92 m poderia atingir a cidade de Pisagua, no Chile, em até 44 minutos após o terremoto.  

Marinha se corrige e diz que "não existe alerta de tsunami" para o Equador 

Quito, 1 abr (EFE).- O Instituto Oceanográfico da Armada (Inocar) do Equador informou que "não existe alerta de tsunami" para o país, apesar de minutos atrás ter advertido para essa possibilidade como consequência de um terremoto registrado no mar, no norte do Chile, de magnitude 8,2 graus na escala Richter. O Inocar esclareceu que o alerta de tsunami foi gerado no litoral chileno, mas não vai afetar o Equador. 

"O abalo sísmico gerado no litoral do Chile de magnitude 8,2, às 18h47 hora local em 1º de abril de 2014, nas coordenadas 19,8 Sul e 70,8 Oeste gerou um alerta de tsunami no Chile. São esperadas perturbações do nível do mar de 10 cm na costa (do Equador), enquanto nas ilhas (Galápagos) podem chegar a 50 cm. O evento é esperado em maré baixa", disse o Inocar. No entanto, a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos (SNGR) anunciou minutos antes pela mesma rede que declarava "alerta vermelho no litoral equatoriano". 

O próprio presidente do país, Rafael Correa, tinha confirmado em sua conta no Twitter o "forte terremoto no mar do Chile" e que "o INOCAR emitiu alerta de tsunami". No entanto, depois ele esclareceu que o Instituto Oceanográfico da Marinha mudou de "alerta vermelho (evacuação) para o amarelo", de precaução. Uma fonte do Instituto Geofísico (IG) afirmou à Agência Efe que o terremoto ocorrido no norte do Chile tem "características de tsunami". O tremor ocorreu, acrescentou Liliana Troncoso, do IG, na chamada "zona de subdução", onde se chocam as placas de Nazca e a continental sul- americana. 
O terremoto é de "de grande magnitude", mas no Equador "não sentimos" esse abalo, acrescentou, explicando que o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (Pacific Tsunami Warning Center) advertiu que esse fenômeno poderia ocorrer e afetar as costas de Chile, Peru e Equador. 

Referência: ↑. http://www.g1.globo.com/mundo/noticia/2014/04/terremoto-de-magnitude-8-atinge-costa-do-chile.html (Terremoto de magnitude 8,2 atinge a costa do Chile) Página visitada em 02 de Abril de 2014. ↑. https://pt.wikipedia.org/wiki/Terremoto_de_Iquique_de_2014 (Página visitada em 02 de Abril de 2014.). 

↑. https://br.noticias.yahoo.com/marinha-se-corrige-diz-existe-alerta-tsunami-equador-020707376.html ( Marinha se corrige e diz que "não existe alerta de tsunami" para o Equador; PÁGINA acessada em 02 de Abril de 2014).

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas