3/06/2014

Estado Islâmico destrói antiga cidade assíria no Iraque

BAGDÁ, Iraque | Usando veículos pesados, o Estado Islâmico iniciou um processo de demolição d​​a antiga cidade assíria de Nimrod, no Norte do Iraque, informou o Ministério do Turismo e Antiguidades do país nesta quinta-feira. “O Estado Islâmico atacou a cidade histórica de Nimrod e começou a destruí-la com veículos pesados”, disse o Ministério em sua página de Facebook.

 


Trabalhadores iraquianos limpam estátua assíria de leão alado em Nimrod em julho de 2001. Ministério iraquiano informou nesta sexta-feira que Estado Islâmico iniciou destruição do sítio arqueológico no Iraque – Karim Sahib / AFP

A notícia foi confirmada por um funcionário do Gabinete de Antiguidades, que contou que a destruição começou após as orações do meio-dia de quinta-feira e que veículos pesados ​​estão sendo usados para destruir a cidade.

A destruição ocorre dias após a divulgação de um vídeo no qual jihadistas destroem esculturas pré- islâmicas no Norte do país, informou nesta quinta- feira o Ministério do Turismo. — Até agora não conseguimos medir a extensão do dano — disse o funcionário, que pediu anonimato.

Nimrod, uma cidade fundada no século XIII aC, está situada nas margens do rio Tigre, a cerca de 30 km de Mossul. A cidade foi ocupada por diversos povos entro o século VI aC e o período helenístico, mas seu momento mais importante aconteceu sob o domínio assírio, quando o imperador assírio Assurnasirpal II fez de Nimrod a capital de seu império, em 879 aC. A cidade permaneceu como residência real e capital administrativa do império assírio até o reinado de Sargão II entre 721 e 705 aC, embora Assaradão tenha reconstruído a maior parte da cidadela durante seu reinado entre 681 e 669 aC.
Vários arqueólogos expressaram temores de que o Estado islâmico possa destruir outros locais históricos. Além de Nimrod, a cidade de Hatra, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, está em perigo, eles dizem.

Fonte: GLOBO

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas