11/25/2015

História de Gimo Cangomba

 Gimo José Tomás


Gimo Cangomba

Pai: José Tomás Cangomba
 Mãe: Carlota José 
Nascimento: 01 de Janeiro de 1964
Morte: 25 de Dezembro de 2013 (49 Anos)


Gimo mais conhecido por Cangomba (Moçambique, 01 de Janeiro de 1964 ― Beira, Caia), foi um Canalizador na antiga empresa Manutenção Prediária e um és Militar moçambicano da guerra civil em Moçambique que teve inicio em 1977 e terminou 1992. Gimo ainda foi um amável pai e chefe da família.

Ele era encantado pela arte da cozinha e nos seus tempos livre reservava para preparar refeição familiar.



Primeiro Ano



Gimo nasceu no dia 01 de Janeiro de 1964 em Moçambique, cresceu com sua mãe Carlota uma fase e depois da sua morte, Gimo ainda jovem viveu por um tempo com sua irmã mais velha ― Luisa. Na altura, enquanto vivia com sua irmã, Gimo empenhou-Se na modalidade dos negócios – venda de Cerveja. Fez isso aos seus 17 à 18 anos e por meio desse negócio sustentou os seus estudos.

Os primeiros passos na Escola 

Gimo concluiu a 5.ª classe no ano de 1981, isto foi na Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba, que actualmente é freqüentada por alunos da 8.ª à 12.ª classe. E concluiu a 7.ª classe no ano 2003 na Escola Primária Completa dos Pioneiros, porém, em anos posteriores, isto é, em 08 de Julho de 1982. Após ter terminado a 5.ª classe ingressou ao Serviço militar obrigatório até o dia 20 de Setembro de 1986 ao todo foram 4 anos. E ficou desmobilizado. Existindo os seus respectivos documentos de comprovação baseados  nos artigos 17 e 18 da lei número 4/78 do Serviço militar obrigatório em Moçambique.
Gimo entrou nesse serviço (militar) 5 anos depois da Guerra civil ter estourado (1977) e 6 anos antes da guerra ter cessado em 1986 ele saiu da batalha e só em 1992 a guerra terminou, isto é, após ter se assinado o Acordo geral de paz em Roma.
 


 Vida pessoal e familiar 

Depois da guerra civil ter terminado, Gimo regressou a sua família, na altura ainda solteiro enamorou uma Senhorita chamada Felismina. Cujo viveu maritalmente em união de fato, isto foi em 1986, após ter regressado da “tropa”. E em 1988 tiveram sua primeira filha ― Francisca e depois mais três; Rosário, Luís e a casula, Carlota. 

Empresas em que trabalhou 

“Cota Gimo”, assim como o chamavam seus colegas de trabalho, trabalhou em muitos lugares como contratado e por fim efetivo. Trabalhou na empresa; Manutenção prediária, Alcatel que por meio desse culminou em 2000 por trabalhar numa das mais prestigiada companhia – a operadora de telefonia móvel de Moçambique ― mCel, na qual trabalhou por 12 anos.




Sucessos

 



Certificado de Mérito

Certificado de mérito do Sr. Gimo Cangomba, 19 de Novembro de 2011




Em 19 de Novembro de 2011, Gimo foi congratulado pelo Certificado de mérito que em parte dizia:

É reconhecido Sr. Gimo Cangomba pelo seu empenho e dedicação a Mcel- Moçambique celular ao longo de 10 anos


Isto é, como funcionário. Esse era um grande motivo de orgulho para ele, enquanto ainda em vida. 

Serviços 

Gimo desempenhava a função de Servente na operadora e ainda com profissão de Canalizador herdada como um legado da sua antiga Companhia – Manutenção prediária.
Porém, chegou de cair doente no mês de Setembro e foi diagnosticado com câncer ou cancro do intestino, isso aconteceu no mês de Outubro de 2013, pela Clínica Avicena. E por fim, perdeu a vida no dia 25 de Dezembro de 2013 na sua residência aos 49 anos.

Gimo Cangomba (1964-2013).


Pois, ” ‘…Ninguém contava ter de dizer tão cedo Adeus Sr. Gimo!” que perdeu a vida no dia 25 de Dezembro de 2013 aos’ seus 49 anos de idade… E no ano de 2014 dia 25 de Dezembro havia se passado um ano de seu desaparecimento físico. Cangomba ansiava muito ver sua neta Emília que actualmente (2015) completa um ano de seu desaparecimento físico.

Sua personalidade pública

GIMO foi conhecido como o “homem das grandes histórias”, isso não é de se admirar porque ele tinha muita experiência na vida. Ele ainda em vida viveu como; Cidadão civil, militar, Marido, Pai e por fim como trabalhador assim como já mencionado. 

Gimo nasceu aos 01 de Janeiro nas décadas 60 no distrito de Caia… (nota), embora morto ele plantou memórias em mente de muita gente. Gimo foi zeloso e diligente em suprir as necessidades da sua família, mostrando assim quanto amor ele tinha por ela.

Deu um exemplo de vida a sua futura geração até um certo grau, Gimo que perdeu a vida em 25 de Dezembro de 2013, a partir do dia 25 de Dezembro de 2014 completou um ano do seu desaparecimento físico, mas permanece em memória de muitos…




 Video da Youyube                                                                                                                              



                                                                                                                                                                  

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas