4/28/2016

ONU apela à Rússia e aos EUA para salvarem trégua na Síria "do colapso total"

O mediador das Nações Unidas nas negociações de paz na Síria, Staffan de Mistura, pediu hoje à Rússia e aos Estados Unidos para unirem esforços e salvarem a trégua acordada no país do "colapso total".

"Faço um apelo à Rússia e aos Estados Unidos para tomarem a iniciativa urgente de relançar a trégua, que neste momento está em perigo", afirmou, numa conferência de imprensa, após ter informado o Conselho de Segurança da ONU sobre o resultado da terceira ronda de negociações de paz na Síria, que terminou na quarta-feira.


Staffan de Mistura disse que para ser convocada nova ronda de consultas é preciso que "o cessar das hostilidades na Síria volte aos níveis de fevereiro e março".
Segundo revelou, após a entrada em vigor da trégua, a 27 de fevereiro, o número de mortes em combates na Síria caiu para nove a dez por dia, mas "nas últimas 48 horas, é assassinado um sírio a cada 25 minutos".

"Esta ronda [de negociações] foi ensombrada por uma deterioração substancial e preocupante do cessar das hostilidades, não podemos ignorar o facto de que durante estas conversações houve incidentes atrás de incidentes", acrescentou.
Staffan de Mistura referiu que poucas horas antes, no bombardeamento aéreo de um hospital a leste de Alepo, provavelmente morreu o último pediatra que havia naquela zona, num ataque que se soma a outros perpetrados nos últimos dias perto de Damasco e Idleb.
O representante da ONU acrescentou que só anunciará uma data para a nova ronda de negociações quando a situação de segurança melhorar na Síria.

Fonte: Economia politica | Crítico Melódico

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas