Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Uso correcto do pronome Cujo

Segundo Borrgana (2000:159) “Cujo é um pronome que usa-se como determinante concordando este com nome a que liga na oração subordinada do qual é complemento determinativo”.
Neste caso cujo equivale a (a, os, as) qual (is), de quem ou de que. Na concepção de Mateus et all (2003:664) “cujo marca o género ocorrendo no sintagma nominal (SN) em inicio da relativa, tem flexão em número e género”.

Exemplo:

Este é o rio Save, cuja as águas escoam o mar. *
Este é o rio Save, cujas águas escoam o mar.

Consegue ver alguma diferença nas duas frases anteriores? Qual? Exactamente, a primeira frase o cujo está no singular fazendo surgir a palavra as, comummente as pessoas tem pronunciado assim, mas não está correcto. Na segunda frase vemos como deve pronunciar-se correctamente. Numa frase usando Cujo nunca diz-se cujos os, cujas as, cujo os e nem cuja as.

Complete as seguintes frases usando Cujo conforme as alíneas ou questione a frase:


  1.     Esta é a igreja______ pastor é bondoso.

                           A. Cujo o   B. Cujo    C. Cujos    D. Cujos os

       2.   Isso só acontece na frase _____ o sujeito é subentendido.
                    A. Cujos   B. Cuja.   C. Cujo  D. Nenhum

 

Textos literários e não literários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!