9/30/2016

Presidente da República exonera ministro dos recursos minerais

O Presidente da República, Filipe Nyusi, exonerou, ontem (29/09), o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Pedro Couto, dois anos depois de ter sido nomeado para dirigir os destinos do pelouro. Enquanto ministro, inaugurou a central eléctrica flutuante, em Nacala, que abastece a zona Norte do país e a vizinha Zâmbia.


Entretanto, Couto deixa o cargo num momento em que o país ainda enfrenta várias dificuldades no fornecimento de Energia. Por outro lado, a exoneração de Pedro Couto acontece numa altura em que várias empresas ligadas à exploração de recursos minerais ressentem-se da queda de preços dos produtos no mercado internacional e são obrigadas a despedir colaboradores.

Antes de ascender ao cargo de ministro dos Recursos Minerais, Pedro Couto ocupou entre 2005 e 2015 o cargo de vice-ministro das Finanças. De entre outras funções, foi Director Nacional do Gabinete de Estudos no Ministério do Plano e Finanças, Director-geral do Gabinete de Promoção de Emprego, no ministério do Trabalho e membro do Conselho Universitário da UEM e do Conselho Nacional do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

Destacou-se também por ter feito parte do grupo que elaborou o Plano Quinquenal do Governo de 2005 – 2009 e elaborou o Plano de Acção Para Redução da Pobreza Absoluta entre 2001 – 2005.

No mesmo contexto, a nossa equipa apurou que Paulo Muxanga já não é Presidente do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB).

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas