3/27/2014

Jornal belga é criticado após publicar imagem de Obama e Michelle representados como macacos

Segundo a R7 Notícia, " Um jornal belga foi acusado de racismo após a publicar uma imagem representando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira- dama, Michelle, como macacos. O De Morgen, principal jornal da Bélgica, divulgou a imagem poucos dias antes da visita prevista de Obama ao país. A montagem foi apresentada como se tivesse sido enviada ao jornal pelo presidente russo, Vladimir Putin.

 
Outra foto de Obama também foi impressa com a legenda "primeiro presidente negro dos EUA começa a vender maconha". E segundo o "New York Times", os editores do jornal flamengo explicaram que a premissa de sua "piada de mau gosto" era de que Putin teria enviado um artigo ao jornal falando que Obama vendia maconha e outro o caracterizando como macaco.

  

Internautas expressaram opiniões diversas sobre as imagens em redes sociais. Alguns criticaram a imagem por ser racista, enquanto outros elogiaram a liberdade dada à imprensa na Bélgica. As imagens foram publicadas "na seção de sátira. Eu acho que isso deveria ser mencionado", disse um usuário do Reddit, segundo informações do jornal britânico The Independent.

 O jornal belga "De Morgen" se desculpa por publicar a "piada de mau gosto" 

 O jornal belga "De Morgen" pediu desculpas nesta segunda-feira (24) após ter publicado uma imagem dois dias antes mostrando o casal Barack e Michelle Obama, presidente e primeira-dama dos Estados Unidos, como macacos - informou um blog do jornal americano "NewYork Times". 

A imagem ironizava a relação de Obama com o presidente russo, Vladimir Putin, e foi divulgada no perfil do Twitter da escritora nigeriana Chika Unigwe. Segundo o Jornal americano, o editorial de desculpas diz que o erro editorial do periódico belga foi de assumir que a piada estava em um contexto satírico bem definido para os leitores e que quando a imagem circulou pela internet, o contexto foi perdido.  

Fonte: • http://www.noticias.r7.com/internacional/jornal-belga-publica-imagem-de-obama-e-michelle-representados-como-macacos-24032014 (24/3/2014 às 09h58 (Atualizado em 24/3/2014 às 09h59) Sob o título: "Jornal belga publica imagem de Obama e Michelle representados como macacos".
 • http://www.g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/jornal-belga-se-desculpa-apos-foto-mostrando-obama-como-macaco.html (24/03/2014 22h18 - Atualizado em 24/03/2014 22h20) Sob o título: "Jornal belga se desculpa após foto mostrando Obama como macaco".

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas