9/14/2015

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."
( Comenta a Wikipédia).

Em outras palavras "Argumentar" é apresentar uma convicção e uma explicação para persuadir o inter-locutor a modificar o seu comportamento a fim de tomar o nosso ponto de vista.

Texto Expositivo-Argumentativo

É um tipo de texto que baseia-se basicamente nos Argumentos. O objetivo primordial dessa tipologia textual é interferir ou transformar o ponto de vista do leitor ou inter-locutor, relativamente ao mundo que o rodeia.

Como Elaborar um Texto Expositivo-Argumentativo

Para elaborar um texto desse gênero é importante ter o conhecimento de como se estrutura.
Um texto expositivo argumentativo é constituído por uma teseAntítese, Argumentos e Conclusão. Agora Examinemos o que são estes constituintes do texto argumentativo:

  • A tese é a ideia ou o ponto de vista que o autor pretende defender.


  • Os argumentos são as razões, as provas as que se recorre para a defesa da sua tese.


  • A antítese são os argumentos contrários a tese defendida a que por vezes o autor é obrigado a recorrer. Essa refutação ou contra-Argumento contribui para reforçar a tese.
  • A conclusão é a sínteses, a pereração dos argumentos.

Assim o texto expositivo-argumentativo apresenta-se em três fases, a saber:

Fase da explicação da tese- Na qual o autor apresenta claramente a sua tese.
Fase da argumentação- que inclui um conjunto de Argumentos, provas e antíteses.
Fase da conclusão- é a síntese dos argumentos apresentado é a confirmação da tese.

Veja exemplo de um texto expositivo-argumentativo:

[A tese]

Não existe milagres na atualidade


Comecemos por analisar os seguintes factos, num livro mais veraz que resistiu a mais de 35 seculos conhecido como: a Bíblia sagrada ou Escrituras sagrada. Mostra vários exemplos de milagres que realmente ocorreram, um dos milagres mais conhecido por todos ― a ressurreição de Jesus Cristo. Mas com andar dos tempos na atualidade e em algumas eras surgirão falsos profetas.
Afirma-se isto porque:

[Os argumentos]

Em primeiro lugar, os líderes religiosos da atualidade que afirmam serem usados por Deus para fazerem milagres são motivados por desejos de obter Fama , Glória e Riqueza. Em segundo lugar, muitos milagres que se afirmam vir de Deus não são caracterizados pela simplicidade, mas sim envolvimento de objetos pessoais. Em terceiro lugar, os que afirmam serem usados por Deus para fazerem milagres são questionados por seus opositores mesmo todos usando o mesmo meio que pode conduzir a vida quando bem manejado, a bíblia. Ora vejamos, alguns órgãos de informação tais como: o jornal, a televisão e a rádio informam-nos acerca dos tais milagres que são realizado todos os dias. De salientar, as religiões que se referem abrangem todas as que afirmam ter poder divino e que realizam milagres.

[Antítese]


Mas dir-se-ia que isso de milagre é real, até a própria bíblia afirma isso e que os líderes religiosos que apresentam sinais e prodígios poderosos não desejam obter Fama , Glória e nem Riqueza. Mas a questão que se coloca é: se não desejassem obter fama, glória e nem riqueza, por que não fazem assim como Jesus fez, "curar e disser em seguida não contes a ninguém? Por que não curam degraça visto que o poder é de Deus? Até o próprio Jesus disse:" degraça recebeste e degraça dai". Fazem isso? Dir-se-ia ainda, para que uma pessoa seja curada precisa apresentar seus objetos pessoais, a fim de ajudar a si e os da sua família a serem livrados dos espíritos maus e de amolestações. Ora vejamos, se o poder realmente viesse de Deus, por que Deus curaria uma pessoa a base do seu objecto, visto que incentivam os seus concrentes a terem fé em Deus para serem curados? Jesus deu bom exemplo ao curar não dizia as pessoas que trouxessem seus objetos pessoais para lhes curar, mas sim, ele tocava na pessoa e dizia em seguida: "vai em paz a sua fé te salvou" será que é assim que fazem as religiões que professam terem o dom de cura? Talvez queiras justificar as oposições que as religiões enfrentam por basearem seus ensinamentos miraculosos na bíblia, dizendo: Cada um interpreta a bíblia do seu jeito. Será que a bíblia tem varias interpretações? É notável que quando Jesus estava aqui na terra fez milagres avista dos seus opositores, pois, ninguém conseguiu contestar ou refutar o que viu. Mas por que agora se recusa? Isso comprova que tanto as religiões maiores como as menores que afirmam terem poder divino não realizam milagres verdadeiramente.
 

[Conclusão]

Portanto, por que ha igrejas que cobram dinheiro a fim de realizarem curas; por que os seus milagres não se caracterizam pela simplicidade; por que mesmo apresentados na televisão os inter-locutores ou os telespectadores negam os tais milagres que afirmam realizar pela força divina: portanto, estamos convicto de que não existe milagres na atualidade.


Para mais um exemplo veja o texto:  Ainda existem moças para casar.




Textos literários e não literários

(Por Rosário Cangomba)

Marcadores:

1 Comentários:

Às 10 de setembro de 2019 às 20:08 , Blogger Angelica Dique disse...

Boa noite! Obrigada pela materia, ajudou muito no meu trabalho da faculdade!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas