2/10/2016

Tswai-tswai

África numa era sem TV,  numa era sem TV o tswai-tswai surge para dar mais vida a diversão dos jovens Africanos. Tswai-tswai ou em Português toma-toma foi um jogo de sucesso, divertindo muita gente numa época em que a maioria nada sabia sobre a TV ou por outra não a possuíam.
Digo como observante, os jovens eram mais interativos, socias, diferentemente de agora onde cada um fica trancado no seu quarto a jogar Game,  a twitter, a chatar no facebook , etc. O jovem da época era natural fazendo parte do mundo onde ele vivia.

Falando do Tswai-tswai é um jogo que consiste na perseguição de um determinado grupo, individualmente até terminar de tomá-lo ou tocá-lo. Tswai, significa "toma", um toque numa outra pessoa.

Metódo de Jogar

Une-se um grupo de pessoa que prentende realizar o jogo. Visto que geralmente surge pequenos atritos acerca de quem iniciar o jogo, então ha um metódo eficaz para solucionar esse atrito. Qual? Lançamento de sorte. Esse lançamento vem acompanhado de uma música cantada em língua Sena misturada com Ndau:

"Mbane anyamba, mbane anyamba kuti mbum abhata shule yanga inanunga kuti bvum! Mpunga na feijão usakoma."
Então, aquele que era sorteado por último iniciava o jogo, porém, no "ritual da sorte" todos os escolhidos tocavam um dos seus dedos, seja da mão ou do pé, a fim de provar que são merecedores da escolha e se um não conseguir pode ser socorrido e se não haver alguém para o socorrer, ele iniciava o jogo.

Como se jogava? O pessoal se espalhava e o iniciante do jogo tinha que os perseguir, tomando-os por meio de um toque. E todos os que eram tocado tinham que formar uma fileira com braço esticado para a parede, tanto que podiam ser salvo por um dos que ainda não foi tomado. Como? Passando entre os braços dos que encostam a parede.
E se o que ainda não foi tomado ser o último a ser tomado o jogo fica com ele.

E assim tudo voltava a repetir-se novamente. Esse jogo de Tswai- tswai deu origem a um novo jogo, chamado; Água gelo, tipicamente idêntico, mas com suas diferenças.


<<< Atrás


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas