5/01/2016

Nyusi: Fazer do 1º de Maio momento e reflexão face aos desafios que o país enfrenta



MOÇAMBIQUE | Maputo, 01 Mai (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, exorta aos moçambicanos para que façam do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, um momento de reflexão sobre o que se pode fazer no sentido de encontrar soluções aos desafios que o país enfrenta actualmente.

Resultado de imagem para Nyusi

Nyusi lançou este desafio na mensagem de saudação por ocasião do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, que este Domingo se assinala em todo o mundo.

Em Moçambique, a data comemora-se este ano sob lema “OTM-CS 40 anos de luta pela defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores”.

“Façamos do 1º de Maio um momento de reflexão sobre o que podemos fazer para, de mãos dadas, em paz e harmonia, como uma Grande Família, encontrarmos soluções aos desafios que enfrentamos, rumo ao bem-estar e progresso de todos os moçambicanos”, refere o Presidente da República na mensagem que AIM teve acesso.

O Chefe de Estado realça o facto de, em Moçambique, a comemoração do Dia do Trabalhador estar a decorrer num momento particularmente delicado da história, em que múltiplos desafios se colocam ao país, impondo-se a procura conjunta de soluções.
.
“Reconhecidamente, a situação económica apresenta-se menos favorável devido a uma conjugação de factores endógenos e exógenos, entre os quais destacam-se os efeitos negativos das calamidades naturais, redução dos preços de produtos de exportação, depreciação do Metical face ao Dólar Americano, perturbações ao clima de paz, aumento de preços dos produtos importados”, afirmar.

Nyusi saúda a todos os trabalhadores e lideranças sindicais que, mesmo neste ambiente adverso, com o seu saber, profissionalismo e trabalho árduo continuam empenhados na produção, contribuindo para o desenvolvimento e satisfação das necessidades colectivas do país.

O Presidente da República assegura que o governo tem estado a tomar medidas apropriadas para manter um ambiente macro-económico favorável ao investimento interno e externo, à melhoria do ambiente de negócio e ao aumento da produção e produtividade.

“O Governo assume uma postura responsável face ao desafio da dívida externa, através de medidas que salvaguardem o interesse nacional e do cidadão”, destaca Nyusi, reiterando a sua disponibilidade e compromisso inabalável de prosseguir os esforços para o alcance da paz efectiva e duradoura, condição essencial para o desenvolvimento, “através do diálogo franco, aberto e construtivo com todos os segmentos da nossa sociedade”.
(AIM)
DT

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas