2/12/2015

Fim do boicote: Renamo já está no Parlamento

MOÇAMBIQUE | Os deputados da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, foram esta quarta-feira empossados pela Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Verónica Macamo. 


Dos 89 deputados da Renamo eleitos no pleito de 15 de Outubro último, apenas tomaram posse 70, entre os quais se destaca o antigo segundo vice- presidente da AR, Viana Magalhães, a antiga chefe da bancada, Angelina Maria Enoque, o secretário-geral, Manuel Bissopo, o porta-voz do líder do partido, António Muchanga, o chefe da delegação da Renamo no diálogo com o Governo, Saimone Macuiana, Ossufo Momade e Ivone Soares.
Previa-se que os restantes tomassem posse ao longo da noite, uma vez que se aguardava a sua chegada à capital do país ao longo do dia. Este exercício coloca ponto final ao boicote perpetrado pelos deputados da Renamo, a mando do seu líder, Afonso Dhlakama. Refira-se que na sessão extraordinária de 12 de Janeiro, data legalmente estabelecida para a tomada de posse dos deputados, apenas estiveram presentes os deputados da Frelimo, partido no poder e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo partido da oposição no país.

Por isso, apenas tinham tomado posse os 144 deputados da Frelimo, e 17 do MDM, numa cerimónia que foi dirigida pelo então Presidente da República, Armando Guebuza. Contudo, após o encontro mantido no último sábado em Maputo, com o Presidente da República incumbente, Filipe Nyusi, o líder da Renamo instruiu os deputados do seu partido a tomarem posse dentro do prazo legalmente estabelecido, que expira na quinta-feira da semana corrente.

Falando durante a cerimónia, Verónica Macamo vincou que o acto revela a vontade do povo e que concorre para a consolidação de uma democracia representativa. Ela frisou que o acto garante a manutenção da paz e harmonia social no país. “Este acto reveste- se de grande importância para a vida político do país, e particularmente para a Casa do Povo”, disse.

Além de saudar e desejar boas vindas aos deputados da Renamo, Verónica Macamo sublinhou que os parlamentares devem representar de boa forma os moçambicanos, uma vez ser o “povo moçambicano que vos delegou o poder”. Concluída a tomada de posse, a sessão extraordinária da AR, marcada para esta quinta- feira, deverá eleger o primeiro e segundo vice- presidentes, bem como os membros, da Comissão Permanente, das Comissões de Trabalho, do Conselho de Administração e dos Grupos Nacionais.
A agenda também inclui debate sobre o projecto de Lei de Alteração Pontual do Regimento da AR, um documento de primordial importância para o funcionamento do parlamento. 

Fonte: (RM/AIM)

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas