2/23/2016

Explorando Terras Distantes


Olá, meus amigos! Agora vou descrever-vos acerca das minhas passeatas. No dia 20 de Fevereiro fui fazer uma visita a minha avô que se encontra incomodada, com problemas do pé devido à um atropelo coincidido no dia 16/02, sendo assim tive de a visitar. Bem, o meu principal objectivo não é descrever o meu histórico que não é tão relevante, mas sim as aventuras que tive, o que observei e como é em cada parte que visitei.


Lamego
Lamego é uma vila em via de desenvolvimento económico, em expansão, localizada na província de Sofala, Moçambique . A sua latitude é de -19.3189°, longitude 34.2853°, com uma terra poeirenta, é constituída por muitas casas de barro.
É cortejado pelo rio Muda, que nos meses chuvosos, entre Janeiro à Março tem registrado uma enchente, transbordando a ponto de consumir algumas machambas.
O que observei nesta  véspera do mês [Fevereiro] é algo assustador, uma fome a espreita, que já vem assolando muitas famílias devido a ausência da chuva que leva muitas plantas que seriam  “salva vidas” de muitos a secarem por causa do escaldante sol que só de longe acompanha o vento carregando consigo o calor da fome. Algumas famílias se vê obrigadas a venderem alguns produtos que detêm  a fim de se salvarem da fome, sim, da sombra da fome porque se espera o pior.

Numa época em que os citadinos compram a um custo elevado alguns produtos alimentícios, os do vilarejo a um custo mais baixo em comparação aos citadinos; Observei uma diferença muito grande na venda de saco de Carvão por exemplo, na cidade está a um custo de 280, 00/300,00 mt, enquanto na vila de Lamego 160, 00 máximo preço e há quem diz que em Tica, uma pequena vila, alguns sacos custam 100, 00 mt. Uma grande diferença!
Para matar a minha curiosidade caminhei de bicicleta ao curso do rio observando-o tão seco, conservando um punhado de água nas suas margens, as quais algumas famílias usavam para lavar roupas e alguns jovens se esquentar do calor. Acredite se quiser meu amigo, é possível almoçar cana de açúcar! Não acredita? Pois, saiba que muitos tem jantado ou almoçam cana, porque vale mais uma cana na boca do que nada, não concorda? Em todo o caso, parece que estamos a viver a guerra dos 16 anos ocorrida em Moçambique.

É de observar que desde 17 de Outubro de 2012 quando o líder da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana), Afonso Dhlakama, regressou a sua antiga base do Movimento em Santunjira e começou a treinar antigos veteranos.  O propósito Dele era exercer maior pressão sobre o governo em Maputo (Capital de Moçambique), até então,  Moçambique vive uma tensão política e militar que o faz regredir  do seu pouco desenvolvimento económico.
Ainda na minha passeata tive a oportunidade de visitar Nhamatanda…

Nhamatanda é um distrito da província de Sofala, em Moçambique, com sede na vila de Nhamatanda.
  Tem limite, a norte com o distrito de Gorongosa, a leste com o distrito do Dondo, a sul com o distrito do Búzi, a noroeste com os distritos de Chibabava e a oeste com o distrito de Gondola da província de Manica.
De acordo com o Censo de 1997, o distrito tem 137 930 habitantes e uma área de 3 975, daqui resultando uma densidade populacional de 34,7 km². A 1 de Janeiro de 2005 a população estava estimada em cerca de 172 390 habitantes, e uma densidade populacional de 43 habitantes/ km².
Em vista disso fiz uma passeata requentada, tendo visto a praça dos namorado conforme me descreveram como o principal palco de encontro e de diversão! Alias, já ia me esquecendo há os que dizem ser o lugar mais atraente do distrito, consequentemente mais bonito e concordo. Ao lado da praça temos as instalações da EDM (Electricidades de Moçambique), isto é ao lado esquerdo da praça para quem sai da paragem rumo ao distrito, ainda no mesmo lado  encontramos as instalações da PRM (Polícia da República de Moçambique), caminhando um pouco para baixo perto da PRM encontramos uma Escola, a escola de Nhamatanda e ainda mais para o sul encontramos A casa que provavelmente seja a do Administrador de Nhamatanda de cor branca, linda que se encontra perto das instalações dos Bombeiros.

Voltando a entrada inicial da praça descrevo algo que observei logo de início, um Salão do Reino das Testemunhas de Jeová e a uma pequena distancia dele observei a Igreja Católica. Sim, realmente caminhei explorando novas vistas e novos hobby  não me acomodei, explorei o máximo que pude e até que regressei, foram duas horas de passeatas a esse pequeno distrito, cujo me dei conta mais tarde que faltou conhecer o Hospital local e talvez mais locais de destaque, essa ficará para a reserva.

Veja também:





Crítico Melódico ©2016 Rosário Cangomba

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas