Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Primeiro-ministro viaja aos EUA para esclarecer dívida pública

MOÇAMBIQUE |O primeiro-ministro viaja aos Estados Unidos da América para confirmar o total da dívida contraída com garantia do Estado. Carlos Agostinho do Rosário vai reunir a partir de amanhã com o Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e as autoridades norte-americanas.


Carlos Agostinho do Rosário vai esclarecer às dúvidas sobre a dívida pública, em particular os empréstimos concedidos com garantia do Estado. Na lista constam a dívida da EMATUM e da Pro-Indicus - esta última conhecida recentemente através da imprensa internacional.

De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, “Carlos Agostinho do Rosário irá manter encontros em separado com a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, responsáveis a nível do Banco Mundial, assim como com as autoridades norte-americanas”.
Na sexta-feira passada, o FMI emitiu um comunicado onde dizia não conhecer parte da dívida e anunciava o cancelamento da viagem de avaliação da economia de Moçambique.
“Recebemos esta semana a confirmação das autoridades da existência de um grande montante de empréstimo que não havia sido previamente revelado ao FMI. O empréstimo não revelado excede 1 bilião USD e altera significativamente a nossa avaliação do panorama macroeconómico de Moçambique... A missão que estava prevista para iniciar na próxima semana ao abrigo do Instrumento de Apoio de Políticas e da Facilidade Standby Credit Facility foi cancelada, aguardando uma revelação e avaliação completa dos factos”, diz o comunicado do FMI.

O primeiro-ministro vai a Washigton também com objectivo de esclarecer a dívida. “O Primeiro-Ministro vai igualmente confirmar o total da dívida contraída pelas empresas públicas, com garantias do Estado, que não aparecem nas estatísticas e não foram reportadas ao FMI, no contexto do Programa Económico em curso, por motivos que serão abordados durante os encontros supracitados”, diz o comunicado do Gabinete de Agostinho de Rosário.

A visita do primeiro-ministro vai durar quatro dias. Além de Carlos Agostinho do Rosário uma delegação técnica do Ministério da Economia e Finanças viaja à parte para junto do Fundo Monetário Internacional aprofundar aspectos específicos relacionados com a dívida pública do país.

Sugestão para leitura: 



Fonte: Jornal O Pais | Crítico Melódico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!