4/18/2016

Primeiro-ministro viaja aos EUA para esclarecer dívida pública

MOÇAMBIQUE |O primeiro-ministro viaja aos Estados Unidos da América para confirmar o total da dívida contraída com garantia do Estado. Carlos Agostinho do Rosário vai reunir a partir de amanhã com o Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e as autoridades norte-americanas.


Carlos Agostinho do Rosário vai esclarecer às dúvidas sobre a dívida pública, em particular os empréstimos concedidos com garantia do Estado. Na lista constam a dívida da EMATUM e da Pro-Indicus - esta última conhecida recentemente através da imprensa internacional.

De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, “Carlos Agostinho do Rosário irá manter encontros em separado com a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, responsáveis a nível do Banco Mundial, assim como com as autoridades norte-americanas”.
Na sexta-feira passada, o FMI emitiu um comunicado onde dizia não conhecer parte da dívida e anunciava o cancelamento da viagem de avaliação da economia de Moçambique.
“Recebemos esta semana a confirmação das autoridades da existência de um grande montante de empréstimo que não havia sido previamente revelado ao FMI. O empréstimo não revelado excede 1 bilião USD e altera significativamente a nossa avaliação do panorama macroeconómico de Moçambique... A missão que estava prevista para iniciar na próxima semana ao abrigo do Instrumento de Apoio de Políticas e da Facilidade Standby Credit Facility foi cancelada, aguardando uma revelação e avaliação completa dos factos”, diz o comunicado do FMI.

O primeiro-ministro vai a Washigton também com objectivo de esclarecer a dívida. “O Primeiro-Ministro vai igualmente confirmar o total da dívida contraída pelas empresas públicas, com garantias do Estado, que não aparecem nas estatísticas e não foram reportadas ao FMI, no contexto do Programa Económico em curso, por motivos que serão abordados durante os encontros supracitados”, diz o comunicado do Gabinete de Agostinho de Rosário.

A visita do primeiro-ministro vai durar quatro dias. Além de Carlos Agostinho do Rosário uma delegação técnica do Ministério da Economia e Finanças viaja à parte para junto do Fundo Monetário Internacional aprofundar aspectos específicos relacionados com a dívida pública do país.

Sugestão para leitura: 



Fonte: Jornal O Pais | Crítico Melódico

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas