Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

The Wall Street Journal acusa Moçambique de ter contraído dívida de 787 milhões de dólares



À semelhança do empréstimo da EMATUM, a denúncia da alegada dívida de 787 milhões de dólares vem do estrangeiro. Desta vez, do The Wall Street Journal. A informação foi divulgada um dia depois dos credores da EMATUM terem aceitado renegociar a dívida a pedido do Governo moçambicano. 


Segundo o jornal de Nova Iorque, os credores ficaram desapontados com a novidade e exigem explicações por não terem sido informados antes. O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, diz que já leu a notícia, mas ainda não analisou para reagir.
“Vamos arranjar um dia para falar disso, porque eu próprio li a notícia, mas ainda não analisei”, disse o Ministro da Economia e Finanças.
Entretanto, o Banco de Moçambique (BM), que tem registado todos empréstimos do Estado para avaliar a sustentabilidade da dívida nacional, considera que a suposta dívida secreta poderá ter sido mesmo escondida, porque o Banco Central não a registou.

“A gestão da dívida externa é gerida no lugar vocacionado para isso, que é o Ministério das Finanças. Mas nós precisamos de fazer um estudo macroeconómico para vermos a sustentabilidade da dívida de Moçambique e, para isso, precisamos de dados que devem ser revelados e disponibilizados. Nós não temos registo dessa dívida”, disse Ernesto Gove, Governador do Banco de Moçambique.

No total, The Wall Street Journal calcula que o país contraiu uma dívida externa de pelo menos 1.4 mil milhões de dólares só em 2013, facto que agravou a dívida do país em 25%.
Ouvimos economistas, para perceber os possíveis impactos da dívida, caso a informação seja verídica. Todos consideram que a dívida pode levar o país ao abismo. 


Sugestão para leitura: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!