5/04/2016

Óleo mineral

Óleo mineral, também designado por parafina líquida (veja Hidrocarbonato-parafina), petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida é um produto secundário derivado do crude através do beneficiamento por aditivos. É um óleo transparente, incolor e quimicamente quase inerte. É um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades.

Tipos de óleos minerais

  • Óleo mineral parafínico - são relativamente estáveis e resistentes e não podem ser modificados facilmente com influências químicas. Contém em sua composição química hidrocarbonetos de parafina em maior proporção, demonstra uma densidade menor e é menos sensível a alteração de viscosidade/temperatura. A grande desvantagem é seu comportamento em temperaturas baixas: as parafinas tendem a sedimentar-se.
  • Óleo mineral naftênico - os naftênicos em geral são usados quando necessitamos produzir lubrificantes para baixas temperaturas. Desvantagem dos naftênicos é sua incompatibilidade com materiais sintéticos e elastômeros.
  • Óleo mineral misto - a maioria dos óleos minerais é misturada com base naftênico ou parafínico em quantidades variadas. Existem óleos minerais de grau técnico e de grau medicinal. Possui diversas aplicações, como óleo para refrigeração e isolamento de transformadores elétricos de potência; para transporte e armazenagem de metais alcalinos (evitando a reacção destes com a humidade atmosférica); como laxante (ao lubrificar as fezes e não permitindo a absorção excessiva de água nos intestinos); como hidratante (em cremes e loções), lubrificante etc. É também usado em forma de emulsão (mistura de água, sabão e óleo mineral) no combate a pulgões e colchonilhas em plantas.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas