5/06/2016

Óxido de silicatos

Por definição, um silicato trata-se de um composto constituído pelos elementos químicos silício (Si) e oxigênio (O), derivado do ácido salicílico, que pode ser um sal ou um éster. Deste grupo destacam-se os silicatos formados pelos metais alcalinos, elementos constituintes da Família IA da tabela periódica, que são o lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr), uma vez que estes são hidrossolúveis e possuem várias aplicações na indústria e no laboratório.


Exceptua-se desta lista os dois últimos elementos mencionados, por seu elevado peso molecular e sua radioactividade. Torna-se ainda de relevância informar que o ácido salicílico é um dos derivados do segundo elemento químico de maior abundância na crosta terrestre, da ordem de 27 %, o silício (Si).
Os silicatos são muito comuns na natureza mineral, e seus cristais são constituídos por sua unidade fundamental, o tetraedro SOi4, onde cada cátion Si4+ liga-se de forma covalente, por compartilhamento de electrões, a quatro ânions O2- situados nos vértices de um tetraedro. Essa estrutura admite a possibilidade de cada oxigênio ligar-se a outro átomo de oxigênio situado no vértice de outro tetraedro. Dessa forma, pode-se formar longas estruturas mono, di ou tridimensionais, dando origem a compostos com diferente proporção entre os elementos Si e O.

 A classe mineral dos silicatos representa em torno de 30% de todos os minerais conhecidos, tornando-se uma das mais importantes e pesquisadas, onde sua capacidade polimerização está directamente vinculada a sua diversidade.
“Em geologia e astronomia, o termo silicato é usado para denotar um tipo de rocha que consiste de silício e oxigênio (geralmente como SiO2 ou SiO4), um ou mais metais e possivelmente hidrogénio. Tais rochas variam de granito a gabro. A maioria da crosta da Terra é composta de rochas de silicato, assim como as crostas de outros planetas rochosos” ¹.
“Do ponto de vista técnico são silicatos importantes o vidro, a porcelana, o esmalte, o vidro solúvel, a argila, o asbeto, o cimento e outros” ².
 
O silicato de sódio é conhecido como vidro solúvel, e é utilizado como abrasivo, como carga na indústria do sabão, como agente impermeabilizante, antiincendiário e na fabricação de revestimentos cerâmicos, onde actua como agente defloculante da argila, aumentando a densidade da solução. Já os demais silicatos alcalinos são comummente adicionados a detergentes por aumentarem o poder tenso-ativo dos mesmos.
Os silicatos de sódio ainda apresentam uma vasta aplicação no tratamento da água de origem industrial, onde sua adição pode reduzir índices de ferro e manganês sob a forma de hidróxidos que precipitam nas tubulações. Por sua capacidade de selectividade e adsorção, são também empregados no tratamento de efluentes de natureza diversa

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas