10/05/2016

Prémio Nobel da Física atribuído a David Thouless, Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz

Metade do prémio Nobel da Física foi atribuído ao escocês David Thouless, com a outra metade a ser entregue aos britânicos Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz.

Segundo o comunicado da Real Academia Sueca das Ciências, os três cientistas britânicos agora distinguidos revelaram os segredos da matéria exótica no mundo quântico, conforme aparece na página de Notícias ao Minuto.

"Os laureados deste ano abriram a porta para um mundo desconhecido onde a matéria pode assumir estados estranhos. Usaram métodos matemáticos avançados para estudar fases, ou estados, pouco habituais da matéria, como os supercondutores, superfluidos ou películas magnéticas finas", pode ler-se no comunicado.


Graças ao trabalho pioneiro dos três investigadores, a comunidade científica procura agora novas e exóticas fases da matéria e há uma grande esperança nas suas potenciais aplicações, tanto na ciência de materiais como na electrónica.

Contactado em direto pela academia durante a cerimónia de anúncio dos prémios, F. Duncan M. Haldane manifestou-se "muito surpreendido e muito grato" pela distinção.
 
Foto, Jornal o País

"Este trabalho foi realizado há muito tempo, mas agora há novas descobertas a acontecer baseadas nesse trabalho.
Há muita esperança de que estes novos materiais tenham grande potencial", disse o cientista, que admitiu: "como em outras descobertas, tropeçamos nelas e nem nos apercebemos das implicações até que outras pessoas comecem a falar disso".

O uso dos conceitos topológicos pelos três laureados foi decisiva para as suas descobertas, escreve a academia, que explica que a topologia é um ramo da matemática que descreve propriedades que só mudam passo a passo.


"Usando a topologia como instrumento, conseguiram surpreender os especialistas", pode ler-se no comunicado.

As descobertas ocorreram no início dos anos 70 e nos anos 80, mas na última década esta área de investigação impulsionou pesquisas de vanguarda em física da matéria condensada, esperando-se que estes materiais topológicos possam vir a ser usados nas novas gerações da electrónica e dos supercondutores ou nos futuros computadores quânticos.


A investigação actual está a revelar os segredos da matéria nos mundos exóticos descobertos pelos prémios Nobel da Física deste ano.

A temporada dos prémios Nobel 2016 começou ontem com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

Amanhã é anunciado o Nobel da Química e na sexta-feira o da Paz, enquanto os da Economia (dia 10) e da Literatura (dia 13) serão atribuídos na próxima semana.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

O prémio Nobel corresponde a uma recompensa de oito milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de 834 mil euros.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas