Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

ONU disposta a apoiar o processo eleitoral

A ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas (ONU) manifestou ontem a disponibilidade de continuar a apoiar o processo que culminará com a realização das eleições autárquicas do próximo ano e as gerais de 2019, no país.

A garantia foi dada por Simon-Pierre Nanitelanio, director-adjunto da Divisão de Assistência Eleitoral da organização supranacional, que chefia uma missão de visita ao país desde segunda-feira, no final de uma audiência que lhe foi concedida pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo Dlhovo.

“É prematuro afirmar o tipo de apoio que vamos prestar, porque ainda estamos na fase de auscultação dos actores eleitorais para conhecermos as necessidades de cada uma das partes e podermos determinar a ajuda a disponibilizar”, disse Nanitelanio, explicando que a missão deverá permanecer duas semanas no país, período durante o qual vai reunir com o Governo, os órgãos de preparação e gestão do processo eleitoral, os partidos políticos, as organizações da sociedade civil e outras entidades nacionais interessadas.
Sobre o encontro com a presidente da Assembleia da República, Simon-Pierre Nanitelanio afirmou que o Parlamento é um dos principais actores eleitorais no país, na medida em que é neste órgão em que se tratam as questões da legislação eleitoral, daí a pertinência de se ter avistado com Verónica Macamo Dlhovo.
“Queremos lembrar que a ONU sempre apoiou as eleições moçambicanas, desde a introdução do processo de democratização, em 1994. Depois de terminarmos a auscultação é que estaremos em condições de determinar o apoio a prestar às próximas eleições em Moçambique”, sublinhou Nanitelanio, acrescentando que ainda ontem iria reunir com o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) para se inteirar do estágio preparatório das eleições autárquicas de 2018, bem como as de 2019.
Esclareceu que o processo de auscultação dos actores eleitorais iniciou na segunda-feira, com a realização de um encontro com o director-geral do STAE, Felisberto Naife. Por seu turno, a presidente do Parlamento disse que, para além da questão eleitoral, a audiência serviu para passar em revista a situação económica, política e social do país, particularmente nos processos em curso visando a busca de uma paz definitiva.
“A nossa expectativa é que as Nações Unidas possam, efectivamente, apoiar Moçambique nos próximos pleitos eleitorais”, afirmou Verónica Macamo Dlhovo, realçando que, neste momento, a Assembleia da República está a trabalhar no sentido de acarinhar o processo da paz, tendo em conta que há missões que estão a trabalhar nesse sentido e não se sabe ainda o que poderá acontecer.
No entanto, segundo disse, o Parlamento está preparado para rever alguma lei, caso haja necessidade de acomodar alguns entendimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!