Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Esquema

Esquema 

Um esquema é a apresentação visual (isto é, por meio de elementos gráficos) de ideias, conceitos, fatores ou etapas de um processo. Este tipo de recurso é muito utilizado nas tarefas acadêmicas, podendo ser empregado para:
 - Sintetizar os pontos principais de um texto;
 - Organizar os itens de uma apresentação de seminário ou palestra;
 - Esboçar o esqueleto de um texto a ser redigido. 
 Tal versatilidade nos sugere que a técnica deva ser dominada por estudantes de todos os níveis, inclusive por aqueles que já terminaram suas graduações e se preparam para concursos. As vantagens principais são a fácil fixação dos conteúdos, bem como a praticidade para sua recapitulação.

 A elaboração do esquema exige:
 - A definição das ideias principais e secundárias (para se chegar até a identificação destas ideias em um texto, recomenda-se a técnica de leitura analítica);
 - Redação das ideias em tópicos ou frases curtas;
 - Disposição gráfica dos tópicos, como exemplificado na ilustração, empregando setas, colchetes, retângulos ou subordinação (enumeração das ideias diferenciando as principais das secundárias por uma sequência numérica. 
 Ex. 1.; 1.1.; 1.2.; 2.; 2.1, etc). Além dos exemplos que podem ser visualizados aqui, existem outros esquemas especiais, tais como o mapa mental e o mapa conceitual. Sobre eles, faremos um texto específico... Um esquema pode ser representado graficamente e rapidamente, as informações mais importantes, sendo uma ferramenta para a compreensão rápida. 

 O esquema é uma representação gráfica, ajuda a mostrar algum tipo de informação facilmente ou de forma resumida, assim sua compreensão é muito facilitada. 
 Para fazer um esquema, pode fazer o uso da linguagem escrita, como no caso dos regimes "para letras" ou números (que costumamos encontrar nos livros de texto), mas são caracterizados pelo uso de recursos gráficos como imagens, linhas, formas geométricas, setas, etc., para a organização das informações. É por isso que agora existem vários tipos de esquemas, embora estes foram originalmente feitos à mão, hoje é comum serem desenvolvido através de programas de computador. 

Tipos de regimes/esquemas

 Esquema Llaves - tais sistemas, como o nome indica, é caracterizado pela utilização de chaves que ajudam principalmente para definir conceitos e ideias e se relacionam entre si. Assim, as teclas têm a intenção de agrupar as idéias e significados associados a estes.
 Esquema Flechas - como o tipo de regimes anteriores, setas mostram uma sequência lógica da informação ou, em termos mais simples, uma proporção de um fato com o outro.
 Portanto, o seu papel é o de sintetizar idéias e conceitos.
 Diagrama - um diagrama é uma apresentação gráfica resumindo informações ou conjunto de idéias, relacionando-os ou determinar-los juntos. 
O diagrama utiliza o menor número de palavras possíveis.
 Esquema Development- como o próprio nome indica, este tipo de regime é parte de um conceito que é desenvolvido em profundidade ao longo de todo o esquema.
Esquema Barras - como o nome indica, este tipo de esquema deve apresentar informações através do uso de hastes, que representam conceitos, idéias ou informações de uma forma lógica e concatenadas.



Textos literários e não literários

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!