3/23/2016

A História & Origem do Telescópio

Há 400 anos, o alemão Hans Lippershey (1570-1619 ) patenteou o primeiro aparelho capaz de aumentar um objeto em até três vezes. Em 1609, o italiano Galileu Galilei (1564-1642 ) olhou para o céu com seu telescópio que ampliava as imagens 30 vezes. 

Telescópio, observando estrelas



Ele descobriu montanhas e vales na Lua, satélites em Júpiter e deduziu que a Terra não era o centro do universo. Isso aconteceu quando ele soube da invenção de um holandês que permitia ver objetos distantes como se estivessem próximos. Baseado nesta invenção, Galileu construiu seu próprio instrumento e, com ele, fez surpreendentes descobertas. Em outubro de 1609, Galileu fabricou um telescópio de aumento 20x. Ele descobriu que o planeta Vênus passa por fases, assim como a Lua, que a Via Lactea é formada por estrelas, as manchas solares que a Lua tem um relevo irregular formado por crateras (Depressões do terreno), montanhas, vales e fendas.

Enfim, os céus não eram perfeitos como dizia a visão aristotélica amplamente aceita até então. Em 25 de agosto de 1609, Galileu fez uma demonstração de seu primeiro telescópio para legisladores de Veneza. Esta foi a primeira atividade de divulgação astronômica de que se tem notícia, e o primeiro uso do telescópio bem documentado para astronomia. Um outro astrônomo, um alemão nascido em 1571, também começava a contestar as idéias do geocentrismo. Seu nome era Johanes Kepler (1571-1630 ). Baseado em observações anteriores à invenção do telescópio, feitas por um astrônomo dinamarquês, Tycho Brahe (1546-1601 ), e nas idéias heliocêntricas de Copérnico de que o Sol estaria no centro do Universo, Kepler percebeu que não poderia explicar o movimento dos planetas pelo sistema Geocêntrico. Kepler formulou três leis que explicavam muito bem o movimento dos planetas. 

As leis diziam: 

• Os planetas giram ao redor do Sol em uma órbita elíptica, com o Sol em um dos focos ;

 • Os planetas 'varrem' áreas iguais em tempos iguais e que suas velocidade orbitais são proporcionais às suas distancias ao Sol .

 Kepler descreveu a terceira lei no livro " <<Harmonices Mundii>> (A Harmonia dos Mundos). Quando soube do uso do telescópio por Galileu, Kepler ficou tão entusiasmado que pediu a Galileu que lhe emprestasse o instrumento, o que foi negado. Kepler, então, fabricou seu próprio telescópio (o telescópio "Kepleriano"), com duas lentes convexas, ainda melhor que o de Galileu.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas