3/23/2016

História da América Latina

A América Latina (em espanhol : América Latina ou Latino América; em francês : Amérique Latine) é uma região do continente americano que engloba os países onde são faladas, primordialmente, línguas românicas (derivadas do latim) — no caso, o espanhol , o português e o francês — visto que, historicamente, a região foi maioritariamente dominada pelos impérios coloniais europeus Espanhol e Português. A América Latina tem uma área de cerca de 21 069 501 quilômetros quadrados, o equivalente a cerca de 3,9% da superfície da Terra (ou 14,1% de sua superfície terrestre). 


A América Latina compreende a quase totalidade das Américas do Sul e Central : as exceções são os países sul-americanos da Guiana e do Suriname e a nação centro- americana de Belize , que são países de línguas germânicas. Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe ), como Cuba, Haiti e República Dominicana . Da América do Norte , apenas o México é considerado como parte da América Latina. A região engloba 20 países : Argentina , Bolívia , Brasil, Chile, Colômbia , Costa Rica , Cuba , Equador , El Salvador, Guatemala , Haiti, Honduras , México, Nicarágua, Panamá , Paraguai , Peru, República Dominicana , Uruguai e Venezuela . 

A expressão "América Latina" foi utilizada pela primeira vez em 1856 pelo filósofo chileno Francisco Bilbao e, no mesmo ano, pelo escritor colombiano José María Torres Caicedo; e aproveitada pelo imperador francês Napoleão III durante sua invasão francesa no México como forma de incluir a França — e excluir os anglo-saxões — entre os países com influência na América, citando também a Indochina como área de expansão da França na segunda metade do século XIX. Deve-se também observar que na mesma época foi criado o conceito de Europa Latina , que englobaria as regiões de predomínio de línguas românicas.

 A ORIGEM DO TERMO "AMÉRICA LATINA" 

 Pesquisas sobre a origem da expressão conduzem, ainda, a Michel Chevalier, que mencionou o termo "América Latina" em 1836, durante missão diplomática feita aos Estados Unidos e ao México. Nos Estados Unidos, o termo não foi usado até o final do século XIX tonando-se comum para designar a região ao sul daquele país já no início do século XX. 

 Ao final da Segunda Guerra Mundial, a criação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe consolidou o uso da expressão como sinônimo dos países menos desenvolvidos dos continentes americanos, e tem, em consequência, um significado mais próximo da economia e dos assuntos sociais. 

ETIMOLOGIA

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1856 , numa conferência do filósofo chileno Francisco Bilbao e, no mesmo ano, pelo escritor colombiano José María Torres Caicedo em seu poema Las dos Américas ("As duas Américas", em português) . O termo "América Latina" foi usado pelo Império Francês de Napoleão III da França durante sua invasão francesa no México (1863-1867) como forma de incluir a França entre os países com influência na América e excluir os anglo-saxões . Desde sua aparição, o termo evoluiu para designar e compreender um conjunto de características culturais, étnicas, políticas, sociais e econômicas.  

A DISCRIÇÃO HISTÓRICA 

 A chegada dos primeiros habitantes oriundos da Ásia à América ocorreu por volta de mais de 20 mil anos antes da chegada de Cristóvão Colombo ao hemisfério ocidental . A possibilidade do caminho desses povos primitivos da Ásia para a América era a travessia de uma ponte feita de terra, que recebeu o nome de Beríngia , na época da era glacial , ou a travessia de barco através do Estreito de Bering , ou, ainda, a viagem de ilha por ilha, no arquipélago das Aleutas . Dirigindo-se ao sul , tiveram, de modo gradual, sua dispersão pelas Américas. Estas populações que vieram da Ásia, a que são denominadas, atualmente, de índios americanos, ou ameríndios, caminhavam sem destino pela terra, praticando a caça e a pesca . Após a maioria das gerações na América , foram desenvolvidas por algumas tribos novos modos de vida. Ao invés de caminhar sem destino, foram construídas pelos indígenas comunidades agrícolas. Foram os povos pioneiros no cultivo de cacau , milho, feijão, favas , batatas , abóbora e tabaco . Nas regiões onde ocorreu a conquista de boas colheitas pelos agricultores e a prevalência de uma vida tranquila, houve crescimento da população. A cultura maia foi a mais antiga civilização que muito se desenvolveu no hemisfério ocidental . Teve início na América Central centenas de anos anteriores à época em que nasceu Jesus Cristo . Por volta do ano 600 a.C. , os maias criaram um calendário e um alfabeto de ideogramas . Também foram criados pelos maias estilos arquitetônicos , esculturais e trabalhos metalúrgicos . Organizavam a sua sociedade de forma estritamente hierarquizada, dividindo-se em clãs familiares fechados e conheciam bastante astronomia e agricultura.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas