Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Austeridade pode fazer com que milhares de pessoas regressem



ANGOLA | Em poucos meses voltaram mais de 20 mil portugueses.
Angola é um dos países mais afetados pela desvalorização do preço do petróleo, que provocou uma crise cambial. As dificuldades estão a atingir há vários meses os portugueses que viam este mercado como uma prioridade. Agora, com o novo pedido de resgate e a previsão de que serão implementadas medidas de austeridade, Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção de Portugal, diz que o número de portugueses a deixar este país africano deverá aumentar.


“Há trabalhadores que não recebem desde outubro de 2015. E a solução não passa pelo FMI. Não tenho dúvidas de que a situação vai piorar”, explica o sindicalista, recordando que a desvalorização salarial vai fazer com que o número de pessoas a sair do país continue a aumentar cada vez mais. “Se cortarem nos salários e nas obras, o que vai acontecer é que os que ainda lá estão e vão tentando aguentar vão regressar também. E falamos de milhares”, afirma, sem esquecer que em “alguns meses” apenas, mais de 20 mil já regressaram ou foram para outros países, como a Bolívia.

Albano Ribeiro defende ainda que a solução deveria passar por investir mais nos recursos e riquezas de Angola, e não pelo pedido de resgate que foi feito ao FMI, até porque recorda o “exemplo do que aconteceu em Portugal com tanta austeridade”: “É preciso não esquecer que o FMI investe um chouriço para depois levar o porco.”
Também a situação das empresas portuguesas que operam em Angola está cada vez mais difícil. E a perspetiva de uma degradação adicional do ambiente de negócios tem assustado os empresários que viam o país africano como prioritário. As dívidas às empresas portuguesas multiplicaram-se nos últimos meses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!