Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

A industria Vidreira: tipos de vidro

Os trabalhadores da indústria vidreira estão, de um modo geral, em contacto com factores de risco para a saúde, tais como, a exposição a agentes químicos (ex. Sílica), a exposição a temperaturas elevadas e a ruído intenso.

A utilização de diferentes recursos tecnológicos com diversas formas de controlo e organização tem como consequência a exposição dos trabalhadores a diferentes modalidades e intensidades de riscos, condicionados pelas particularidades dos diversos processos industriais.



Tipos de vidro


Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa, que apresenta temperatura de transição vítrea. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.

Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inactivo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro geralmente é frágil, quebra-se com facilidade. O vidro comum se obtém por fusão em torno de 1.250 °C de dióxido de silício, (SiO2), carbonato de sódio (Na2CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3).

Os principais tipos de vidro e suas utilidades

As principais qualidades dos vidros são a transparência e a dureza. Devido a essas características eles são itens utilizados para diferentes objectivos, porém existem diversos tipos de vidro disponíveis no mercado e cada um atende a necessidades específicas.
Apresentamos de seguida os tipos de vidro e sua utilização:

  • Vidro comum: também conhecidos como vidro float e vidro monolítico, esse é um dos tipos de vidro mais antigo no mercado e possui um processo de produção mais simples. O vidro comum é transparente, incolor ou colorido, com uma espessura uniforme, sendo uma excelente opção para aplicações onde é necessária uma ampla visibilidade, pois ele não provoca distorção óptica. 
  • Vidro espelho: essa é a opção mais procurada por arquitectos e decoradores. O vidro espelho não é somente um item essencial para os ambientes, mas também é uma óptima opção de decoração. Esse vidro proporciona a sensação de amplitude de espaços, e ainda torna os ambientes muito mais modernos. Ele é uma óptima opção para residências, comércios, empresas, entre diversos outros ambientes.
  • Vidro laminado: é uma excelente opção para ambientes que precisam de segurança, controle acústico e controle de calor quando são compostos por vidros reflectivos. Ele é composto por uma ou mais placas de vidros, que são unidas por camadas de EVA (Etileno Vinil Acetato). Devido a sua alta resistência, o vidro laminado é indicado para portas, janelas, divisórios, vitrines, sacadas, pára-brisas de carro, entre outros.
  • Vidro temperado: esse é um dos tipos de vidro mais procurados no mercado, ele recebe um tratamento térmico onde é aquecido e resfriado rapidamente, o tornando muito mais rígido e resistente. Ele também é considerado um vidro de segurança, pois em caso de quebra ele se fragmenta em pequenos pedaços com bordas menos cortantes. Ele é indicado para box, varandas, sacadas, divisão de ambientes, portas, entre outros.
  • Vidro reflectivo: esse tipo de vidro é composto por uma aplicação de camada metalizada em umas das faces de um vidro float. O vidro reflectivo bloqueia a entrada de calor e controla a luz dos locais. Além disso, ele proporciona maior privacidade para os ambientes internos, sendo uma óptima opção para fachadas de prédios, janelas, sacadas, empresas, etc.
  • Vidro fantasia: também conhecido como vidro impresso, esse tipo de vidro possui uma das faces impressas por um cilindro. Ele é produzido com o mesmo material do vidro comum, porém ele passa por um processo de impressão de textura, podendo ser adquirido em diferentes desenhos em relevo. O uso dele é comum para decorações de ambientes, portas, janelas, box, entre outros.

Os diferentes tipos de vidros são feitos a base de outros materiais, como pode ser visto na seguinte tabela.

Vidros de elementos:
Enxofre, selénio,
Telúrio e fósforo
Vidros
Óxidos
Charutos: SiO2, Bo2Ou3, Pb2Ou5, As2Ou5
Misturas com alguns dos anteriores:
A o2Ou3, Ga2Ou3, TiO2; alcalinos e alcalinoterreos: cal e CaO; soda, Na2Ou
Inorgânicos
Sulfuros
Sulfuro de Arsénico, As2S3

Haletos
Fluoruro de Berílio, BeF2, Cloreto de Zinco, ZnCl2

Nitratos
Misturas de Nitrato de Sódio e de Cálcio

Sulfatos
Sulfato de Potássio, K2S2Ou7

Carbonatos
Misturas de Carbonato de Potássio e Magnésio

Fluoruros
Fluoruro de Alumínio, AlF2 e fluoruro de Berílio, BeF2
Vidros
Moléculas simples
Eter etílico, glicerina, álcool metálico, glicose e sacarose
Orgânicos
Polímeros
Polietileno e outros materiais plásticos
Vidros Metálicos

Ligas de silicatos de ouro e de paládio, ligas de telúrio cobre e ouro, ligas do grupo de platino com outros metais

Comentários

Anônimo disse…
Justo o que eu procurava sobre vidros float. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!