5/07/2016

Caos em campo de refugiados na Síria após bombardeio

SÍRIA | Fotografias e vídeos divulgados nesta sexta-feira (6) mostram caos e destruição em um campo de refugiados sírio que foi alvo de ataques aéreos. Ao menos 28 pessoas morreram e 50 ficaram feridas nos bombardeios, que ocorreram na quinta-feira no campo de Idlib, perto da cidade de Sarmada, na fronteira com a Turquia.



Ao menos 28 morreram em ataque aéreo a campo de Idlib.
Vítimas haviam fugido de combates em Aleppo; várias eram crianças.

Entre as vítimas, várias delas crianças, havia famílias que fugiram dos combates que têm se intensificado na cidade de Aleppo, perto dali. O número de mortos pode aumentar por conta dos diversos feridos graves, relatou o Observatório Sírio para Direitos Humanos.
A comunidade internacional expressou indignação com o ocorrido, considerado pela ONU um provável crime de guerra.



Muitos voluntários correram para tentar apagar as chamas no campo devastado.

Tendas do campo de refugiados de Idlib destruída por bombardeios aéreos na Síria (Foto: AFPTV/AFP) 
 
Tendas do campo de refugiados de Idlib destruída por bombardeios aéreos na Síria (Foto: AFPTV/AFP)
 
Em algumas imagens divulgadas na internet por militantes -- apresentadas como cenas da tragédia -- também é possível observar os feridos, incluindo muitas mulheres, gritando de dor. Em outro vídeo, equipes de emergência colocam cobertores sobre os corpos carbonizados. Várias vítimas perderam membros e as cenas são fortes.
Até o momento não foi possível determinar quem está por trás dos bombardeios. Aviões do regime, da Rússia e da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos sobrevoam a Síria.
Segundo o chefe de direitos humanos da ONU, relatos iniciais sugerem que um avião do governo da Síria foi responsável pelo incidente.
O governo negou envolvimento. O exército sírio chegou a afirmar que os rebeldes atacaram recentemente "alvos civis" para depois acusar o governo de Damasco. Os insurgentes, no entanto, não dispõem de aviões.

Bombeiros trabalham no campo de refugiados de Idlib, atingido por bombardeios aéreos  (Foto: Reuters) 
 
Bombeiros trabalham no campo de refugiados de Idlib, atingido por bombardeios aéreos (Foto: Reuters)
 
A Rússia também negou que qualquer avião do país ou da Síria tenha sobrevoado na quinta-feira a região do campo de refugiados.
"Nenhum avião russo ou qualquer outro sobrevoou a área", afirmou o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov, antes de destacar que o campo de deslocados poderia ter sido alvo de um ataque "premeditado ou acidental de artilharia" dos jihadistas da Frente Al-Nosra.
Os rebeldes sírios acusam a aviação do regime de Damasco de ser responsável pelo bombardeio.

Ao menos 28 pessoas morreram em ataque ao campo de refugiados de Idlib, na Síria (Foto: AFPTV/AFP) 
 
Ao menos 28 pessoas morreram em ataque ao campo de refugiados de Idlib, na Síria (Foto: AFPTV/AFP)
 
Ataque deliberado
 
"Os bombardeios são um crime de guerra", anunciou o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos.
"Estes acampamentos de barracas estão instalados nesta área há várias semanas e podem ser observados com facilidade. É extremamente improvável que os ataques tenham sido acidentais. É muito mais provável que tenham sido deliberados e constituam um crime de guerra", afirmou Zeid Ra'ad Al Hussein em um comunicado.

A diplomacia britânica se declarou "horrorizada" com o ataque, que atribuiu ao regime de Assad.
Stephen O'Brien, secretário da ONU para Assuntos Humanitários, concordou que o ataque "pode constituir um crime de guerra" e pediu uma investigação imediata.
A União Europeia chamou o ataque de "inaceitável" e o governo dos Estados Unidos afirmou que, embora não esteja confirmada a autoria do regime sírio no bombardeio, este corresponde "totalmente" a suas operações anteriores.
A guerra na Síria, que desde 2011 provocou mais de 270.000 morte, forçou milhões de pessoas a fugir, o que provocou uma tragédia humanitário que tem consequências inclusive na Europa.

Fonte : G1 | Crítico Melódico
 

Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 29 de setembro de 2020 às 05:34 , Blogger Unknown disse...

Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

FadoExpress là một trong những top công ty vận chuyển hàng hóa quốc tế hàng đầu chuyên vận chuyển, chuyển phát nhanh siêu tốc đi khắp thế giới, nổi bật là dịch vụ gửi hàng đi đài loan uy tín, giá rẻ

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas