6/05/2016

Rio Chiveve passa por uma reabilitação



Rio Chiveve ou Vala

R  
io Chiveve é uma Vala de drenagem que escoas aguas residuais e pluviais, essa Vala  longa em cauda tem cortejado em muitos bairros em destaque, Munhava, Muchatazina (Matacuane) desaguando no mar (Palmeira) e ainda passando pelo clube do golfe (Pontâ-gea), Casa cultura e por fim desaguando de novo no mar (praia nova).
Sem essa Vala que muitos a denominam de rio Chiveve, provavelmente a Cidade da Beira não existiria, pois essa permite a sã convivência entre o mar e a cidade, a medida que o mar fica cheio compartilha a sua maré com a vala invés de alagar a cidade. Recentemente, foi aprovado um projecto de reabilitação dessa Vala devido aos enchentes que tem se registado nas zonas periféricas suburbanas que não tem uma canalização de escoamento adequados.

Avenida 24 de Julho passa por uma reabilitação

 Para quem conhece essa avenida, ficará surpreso em ver quanta mudança ela esta sofrendo. De uma via de duplo sentido passa a ser uma via de sentido único, isto é com duas fachas de rodagens em sentidos opostos., com uma Vala reabilitada a cidade da Beira pelo menos espera ter menos enchente. 

Por outro lado os engenheiros Moçambicanos se perguntam: Por que engenheiros nacionais estão perdendo mercado no seu próprio país pela mão de obra estrangeira?  
 Veja o artigo:

Sem essa Vala que muitos a denominam de rio Chiveve, provavelmente a Cidade da Beira não existiria, pois essa permite a sã convivência entre o mar e a cidade, a medida que o mar fica cheio compartilha a sua maré com a vala invés de alagar a cidade. Crítico Melódico


 Galeria de Imagens do Chiveve


Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas