Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Escola Secundária de Muchatazina

Escola Secundária de Muchatazina  é uma escola de ensino secundário, lecciona 8.ª a 10.ª classe, localiza-se no bairro da Munhava, o bairro mais populoso da cidade da Beira. A escola foi inaugurada pelo Ministro da Educação, Augusto Jone no dia 10 de Outubro de 2014.

História


Antes da construção dessa   Escola, segundo o Jornal Notícias (14 de Outubro de 2014) disse no seu artigo: "de raiz", nesse espaço existia uma escola com dois blocos que estavam em condições precárias que transmitiam ensino de alfabetização e educação de adultos.


No inicio do ano de 2009, muitas  escolas após a conclusão de alguns alunos do ensino básico primário foram alistados para uma escola secundária, denominada; Escola Secundária Joaquim Chissano, da qual nunca existiu, isto é na cidade da Beira.


"Samorinha"



Nessa situação o Governo viu-se na posição de criar novas salas anexas da famosa Escola Secundária Samora Moises Machael da Beira. Essas salas se localizavam no Bairro da Munhava, Muchatazina ou CFM Rolo, o lugar  onde era utilizado para o ensino a alfabetização. A escola compreendia dois blocos, com números de salas não superior a 10, e usava-se algumas salas adaptadas para auxiliar a demanda dos alunos.



Nessa altura muitos alunos a denominavam por "Samorinha" por causa do seu tamanho e ser anexa da Escola Secundária Samora Moises Machel.

Quatro anos depois o Governo resolveu a tornar independente, a reconstruiu com um novo performance; 26 salas, equipando a com carteiras e cadeiras, um bloco administrativo, uma sala de informática com 25 computadores, laboratórios de Física, Química e Biologia; Um campo polivalente e um tanque de água com capacidade de 40 mil litros de água. Foi inaugurada com novo nome — Escola Secundária de Muchatazina.
Foi construída com um  fundo disponibilizado pela empresa de telefonia móvel Moçambicana, Vodacom, com uma compartição do Ministério de Educação, num valor estimado em 67. 886 milhões de meticais.

Curiosidade:

  • A empreitada que a ergueu chama-se OGA Construção ( O projeto foi previsto para 9 meses e acabou demorando aproximadamente 1 ano e meio).


Redigido por Rosário Cangomba para o Crítico Melódico | e-mailrosariocangomba@yahoo.com.br

©Rosário Cangomba, Todas as Imagens desse artigo pertencem/foram tiradas por editor desse artigo (15.08.2016).
Veja: Galeria de Imagem!

Comentários

a escola deve ser como e educadora.

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!