Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Manuscritos provam que Da Vinci esboçou leis do atrito 2 séculos antes de elas surgirem

Imagem do site MegaCurioso
O pintor de Mona Lisa pode ter sido também o gênio que pensou nas leis do atrito. Mas isso teria ocorrido 200 anos antes dessas leis terem sido publicadas.



O professor Ian Hutchings, da Universidade de Cambridge, voltou a analisar alguns rabiscos de Da Vinci em um caderno de 1493. Outros pesquisadores já haviam classificado o caderno como “irrelevante”. Mas Hutchings descobriu que alguns desenhos e anotações tratam do que viria a ser anos mais tarde as leis do atrito.

Da Vinci chegou a descrever essa força da Física tempos depois, em 1508, mas não detalhou as leis. Ao que tudo indica, no entanto, ele já havia esboçado as ideias. A página traz o desenho de uma mulher com a inscrição “cosa bella mortal passa e non dura”, que significa “a beleza mortal passa e não dura”.

Hutchings descobriu que as inscrições estão acompanhadas de figuras geométricas puxadas por um peso que paira sobre uma roldana – exatamente o mesmo estudo que é utilizado atualmente para explicar as forças do atrito.

“O esboço e os textos mostram que Leonardo compreendeu os fundamentos da fricção em 1493”, diz o pesquisador. “Sabemos que a força do atrito entre duas superfícies que deslizam uma contra a outra é proporcional ao somatório das pressões exercidas pelas superfícies isoladas e que o atrito é independente à suposta área de contato entre as duas superfícies.

 São premissas da lei do atrito que normalmente creditamos a um cientista francês, Guillaume Amontons, que as desenvolveu dois séculos mais tarde”, argumentou o investigador britânico.

Fonte: Seuhistory | Crítico Melódico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!