9/06/2016

Dívida agrava défice financeiro da LAM

A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) tem uma dívida de 139 milhões de dólares americanos, encargo que torna a companhia aérea deficitária, revelou, ontem, o presidente do Conselho de Administração (PCA), António Pinto de Abreu. 
 

No comando da LAM desde Fevereiro, Pinto de Abreu explicou ontem que, para se capitalizar, a companhia aérea de bandeira nacional tem se endividado nos accionistas.
“Uma parte grande do processo de capitalização da LAM decorreu de iniciativas de ajustamento contabilístico de falhas que foram tendo lugar, sobretudo no processo de investimento na aquisição de aeronaves, etc.. Então, não foi um processo de desembolso prévio para a realização de projectos, mas sim de ajustamento contabilístico de dívidas para com os accionistas que foram convertidas em capital”, explicou.

A dívida actual das LAM, de 139 milhões de dólares, é principal determinante do défice financeiro da empresa. Há sete meses, a dívida da empresa era de 160 milhões de dólares, mas a nova direcção, que começou a trabalhar nessa altura, conseguiu reduzir cerca de 20 milhões.

Segundo Pinto de Abreu, há muitos anos que a empresa não regista receitas financeiras razoáveis. Nem a actual crise político-militar - que tem dificultado a circulação de transportes terrestres - está a beneficiar a LAM, como transporte alternativo.

“Muito do que era procura por transporte aéreo era para desenvolvimento de projectos ao longo do país, era para o turismo ao longo do país, mas estes aspectos da nossa economia também estão a ser afectados pela crise económica. isso também contribui para a redução das receitas”, avançou Pinto de Abreu.

Refira-se que a companhia está a estudar mecanismos de controlo das despesas e receitas, de modo a reverter o cenário de défice financeiro.
Pinto de Abreu falava, ontem, por ocasião do Conselho Consultivo do IGEPE. 

Fonte: Jornal O País  | Crítico Melódico

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas