Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Leia 5 poemas feitos por Rosário Cangomba




Olá Seja bem vindo(a) ao espaço poético de Rosário Cangomba, o amador literário. Eu de tanto amar a língua portuguesa e a sua literatura, tenho escrito algo que imagino ser o meu mais profundo sentimento e uso esse meio para compartilhá-lo consigo.

Rosário Cangomba

O por de trás do segredo de amar

Me apaixonei por encanto duma estrela,
Longe estava minha imaginação de estar perto dela,
Quando vi o brilho dela, me encantei perdidamente,
Sei que estou louco, louco mesmo por ti, mas sei também que não temos chance,
Peço-te que me dei uma chance de ti provar que te farei estar no céu,
brilhando novamente! Como uma estrela te farei sorrir até radiar intensamente,
Me a apaixonei como uma criança sem pensar,
                                  
 Louco foi o meu coração que não imaginou,
Estou remando! Remando contra uma corrente de água e lá está uma catarata,
Vou despenhar e ferir-me-ei profundamente.…      
Loucura de amor, foi o que o meu coração fez, te amar cegamente, velando os meus olhos e te achando perfeita.

Que sentimento desconte, amargante que escurece o meu coração, como que por uma faca numa luta mortal, ai!; feri-me! feri-me! no meu peito e o meu coração está ensanguentando como chuveiro, ó lágrimas torrenciais, inundam o meu rosto, escorrem como o rio, percebo uma forte força vindo dos meus olhos que piscam sem parar,

Que amor! Quando vejo o seu brilho, me pergunto; como poderei ter essa toda beleza  para mim? Só o meu cérebro para me recordar da distância que nos separa, você vive nas alturas e vejo o seu brilho e não posso o ter, me dê uma chance que te provarei que nunca deixarás de brilhar e irás sorrir sempre para mim, como uma criança, com um sorriso inocente.


      Crédito: 
«O por de trás do segredo de amar »©2017 Rosário Cangomba
E-mail: rosariocangomba@yahoo.com.br
Rosário Cangomba





O sopro do amor


O amor me soprou, me soprou qual barco no mar num dia em sol orado,
O amor me soprou, me soprou tão feliz que eu estava, nem imaginei o que viria,
O amor me soprou, me soprou, és que uma nuvem escura sobre a minha cabeça se fez, como uma águia pairava sobre mim, ah! Que ironia! Até o dia eu não conhecia o flamengo, flamengo se tornou meu amigo de convívio, flamengo se tornou meu amigo nas boas e nas más horas, já não nos largávamos, íamos juntos em todo o lugar.
O amor me soprou, me soprou como um papel sem peso que voa no ar sem rumo após aquele drástico incidente que não quero me lembrar…

Rosário Cangomba





Meu sol de girassol

Um dia girei igual ao girassol
E um amor encontrei
Brilhava como o sol
Me paralisou, igual ao girassol em direcção ao sol
Meu sol de girassol, meu sol de girassol, gritei!
Ao ver como ela era linda, o seu esplendor radiando as minhas pétalas
Não consegui acreditar, perguntei-a como se chamava?
Sara, Sara é o seu nome
Meu sol de girassol, meu sol de girassol, igual ao sol que atrai a’tenção do girassol
Estou atraído por ti… O dia dura pouco e o sol tem de se pôr deixando o girassol a noite inteira
Não se vá! te esperarei igual ao girassol quando espera pelo sol a cada manhã para um novo começo!
Dedicado.

Rosário Cangomba




Nunca me cansarei


Assim como as ondas do mar que renovam seus votos constantemente a cada batida que fazem de nunca pararem de bater, o meu amor por você se renova a cada olhar que te faço, com a promessa de nunca parar de olhar.

Assim como o número das estrelas que morram no céu, igual é a quantidade do meu amor por você.
Assim como a terra que orbita em volta do sol sem nunca se cansar e se afastar dele, assim será o nosso amor, orbitarei em volta da sua vida, te amando sem nunca me cansar.
O sol dá brilho a lua que só por si não o ganharia, te darei brilho a cada manhã, a cada dia e a cada noite te fazendo da pessoa mais brilhante no mundo – assim que é o verdadeiro amor, um tornando-se sol um do outro.

A natureza me ensino por democracia a nunca me forçar a fazer escolha, ela sempre me dava opções e eu nunca te forçarei a fazer tudo do meu jeito, mas assim como a força da gravidade é natural, o amor é natural e ir contra a gravidade pode custar a vida. Não se difere, ir contra o verdadeiro amor pode custar a vida. A democracia é uma dádiva que ao ser usada deve visar no bem estar do outro, não só no nosso.

Assim como o leão forte que usa a sua força para proteger sua família, te protegerei e te farei sentir protegida;
Assim como a formiga – menor, será o grau do meu orgulho;
Assim como o elefante – maior, será o grau da minha humildade;
Prometendo te ouvir mais e falar menos.

Carregarei a minha responsabilidade de: te amar, te cuidar, te proteger, te fazer feliz, te educar, te consolar, assim como o caracol – que carrega sua casa nas costas todos os dias da sua vida sem nunca um dia se cansar.

Marca:
05 de Novembro de 2016 | E-mail: rosariogimojose@gmail.com | www.rosarylife.wordpress.com | www.rosariogim.blogspot.com .
Contactos: 847622912  | 822895065
Copyright©2016 Rosário Cangomba


A exploradora enigmática 
Como exploradora enigmática me explorou!  
Um arquivo centenário me tornei.
Ninguém conseguia decifrar o enigmático código de sete chaves.
Século após século selava-me para que ninguém me decifrasse.

Por muito me tentaram, como uma ameijoa me tranquei, não souberam ser hábeis ao me decifrarem; até que a exploradora enigmática apareceu, de mãos talentosas e sedutora me provou, não há o que temer. Me convenceu de que amar é como ser empreendedor, é preciso aceitar e assumir certos riscos – a curto ou a longo prazo, mas os benefícios superam as desvantagens desses riscos, é por isso que o negócio deve ser de bom investimento, mas deve investir aquele que estiver preparado, pois também leva a falência.

Incondicionalmente, o arsenal decifrou-se e um amor radiou, como diamante brilhou, brilhou qual estrela… Era magnífico! Se entregou, como a mulher hábil agi a fim de abril a ameijoa – tornando-se sua amiga, fui decifrado.


            Dedicado.Rosário Cangomba


Veja mais poemas em: https://rosarylife.wordpress.com/category/livros/poema/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!