Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Borracha

A borracha é um polímero que pode ser natural ou artificial. A borracha natural é obtida por meio do látex, que é produzido em muitas espécies vegetais tropicais. Mas praticamente toda a produção mundial de borracha natural vem da extracção de látex da seringueira  (Hevea brasileiensis).

Realizam-se incisões no caule dessa árvore e o líquido branco escorre, sendo colectado em tigelas e devendo ser recolhido com frequência a fim de evitar contaminação e putrefacção.

 
Fig2. Planta que produz a borracha (método de extracção).

O polímero da borracha é um polímero de adição, conhecido como poli-isopreno pois é formado pela adição de 1,4 de monómeros de isopreno (metilbut-1,3-dieno):

 
Essa reacção está aqui de um modo simplificado, pois nas árvores elas são bem mais complexas e necessitam de enzimas actuando como catalisadores. O valor de n na fórmula do poli-isopreno acima é na ordem de 5000 e a borracha natural é formada por cerca de 35% desse polímero.
No entanto, a borracha natural possui algumas propriedades que dificultam a sua utilização. Por exemplo, no frio, ela torna-se dura e quebradiça, enquanto, no calor, ela fica mole e pegajosa.

As borrachas sintéticas mais comuns actualmente são as obtidas por meio da polimerização do acetileno (buta-1,3-dieno), que forma o polibutadieno, e a partir do cloropreno (2-clorobut-1,3-dieno), que produz o policloropreno, ou polineopreno, ou, simplesmente, neopreno:


Actualmente, as borrachas sintéticas são mais utilizadas do que a borracha natural. Tanto a natural quanto as sintéticas são consideradas elastômeros, isto é, substâncias que, quando são submetidas à tensão, passam de rearranjos desordenados a arranjos lineares, de maneira reversível.

A borracha usada nos pneus é sintética, conhecida como Buna-S, sendo formada pelo eritreno (but-1,3-dieno) e pelo estireno (vinilbenzeno), que, em inglês, escreve-se styrene, por isso, o “S” no final. O “na” também vem da actuação do sódio (Na – do latim natrium) como catalisador:

 


Aplicação da Borracha Natural 

1) Pneus em geral:
Os pneus radiais são fabricados com Borracha Natural, pois somente ela proporciona a necessária resistência nos flancos e a melhor qualidade de adesão para as cintas de aço. Nos Estados Unidos, país que importa mais de 1 milhão de toneladas/ano de Borracha Natural, as vendas de pneus radiais atingem 95% do total do mercado pneumático.

Os pneus radiais são mais seguros, mais resistentes, mais duradouros e de melhor performance (economia de combustível) que os pneus convencionais, feitos a base de borracha sintética.
Em 1996 a Borracha Natural respondeu por 40‰ do mercado internacional de elastômeros, enquanto que a fatia de mercado da Borracha Sintética tem caído sucessivamente nos últimos anos.

2) Sexo e Saúde
Com o surgimento da AIDS, tornou-se vital a utilização destes produtos, feitos 100% a base de Borracha Natural.Luvas cirúrgicas
  •  Preservativo
O consumo de Borracha Natural na indústria médica dobrou nos últimos anos
  •  Tubos Cirúrgicos
  •    Cateteres
  • Outros produtos farmacêuticos
A Borracha Natural, devido a sua habilidade de aderência em aço e vidro e de suportar calor e vapor em esterilização, é a matéria-prima básica utilizada na fabricação destes produtos.

3) Artefactos de Borracha
  •  Solado de calçados
  •   Camel back – para recauchutagem de pneus
  • Correias transportadoras
  •  Artefactos leves
  •  Autopeças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!