3/24/2016

Sistema nervoso

O Sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.  

Sistema nervoso é o sistema que permite que o nosso corpo receba informação, tanto do exterior como do meio interno, que a processe e elabore uma resposta, que será enviada para o órgão competente, para execução. Consta de duas parte: O sistema nervoso central, formado pelo encéfalo (Protegido pelo crânio) e a medula espinhal (protegida pela coluna vertebral); e o sistema nervoso periférico, constituído pelos nervosos, que estabelecem a ligação entre os centros nervosos e os órgãos. De acordo com a sua função, distinguem-se três tipos de nervos: Os Sensitivos, que controlam as sensações; Os Motores, que regulam os movimentos; e os Parassimpáticos, que controlam a actividade das vísceras. A célula base do sistema nervoso é o neurônio, que transmite a informação sobe a forma de impulsos eléctricos. Para além disso há, ainda, as células da vervróglia, que protegem e nutrem os neurônios.


 1. O neurônio
O neurônio é uma célula muito especializada, formada por dois componentes essências: um corpo celular; Onde se localiza o núcleo; e os dentritos, prolongamentos com ramificações muito finas, que partem do núcleo, e através das quais se recebe o impulso nervoso. Do corpo celular parte também um prolongamento por mais longo, designado por axónio. Os axónios, terminam numa série de ramificações que interligam os neurônios entre si permitindo a propagação do impulso nervoso.

2. A transmissão sináptica
O impulso nervoso transmite-se de neurônio para neurônio, ou de neurônio para célula muscular, através de uma região de comunicação chamada sinapse. As membranas das duas células não estão em contacto directo, encontrando-se separadas por um curto espaço, o intervalo sináptico, de 20 a 50 nanómetro (nm).

O impulso nervoso é recebido pelo dentritos e propaga-se pelo axónio até às suas terminações nervosas. Nestas encontram-se as vesiculas sinápticas que, ao chegar o impulso, se abrem no lado pré-sináptico e lançam no intervalo sináptico o conteúdo (neurotransmissores). Estes neurotransmissores transmitem, então, o o impulso nervoso através do intervalo sináptico para a célula seguinte (chamada pós-sináptica). O encéfalo e a medula espinhal estão envolvidos pelas meminges, membranas que protegem o sistema nervoso central de possíveis traumatismos: pia-máter, que está em contacto com o sistema nervoso, a aracnóide, que é a membrana intermédia, e a dura-máter, que é a mais externa e está em contacto com o osso.




 3. Substância cinzenta e Substância branca
O encéfalo e a medula espinhal são constituído por uma Substância nervosa, chamada Substância branca. Esta é formada por fibras nervosas mielinicas sem bainhas de schwann e por células de nevróglia, mas não apresenta neurônios. a Substância cinzenta também se encontra no encéfalo e na medula espinhal. É constituída por neurônios e pelo seus prolongamentos, por fibras nervosas com e sem mielina, e por células de nevróglia. Ambas as substâncias apresentam, igualmente, uma grandes quantidade de vasos sanguíneos.






 4. Encéfalo
O encéfalo encontra-se no interior do crânio e é constituído pelo cérebro, cérebro, protuberânio e boldo raquinidiano. O cérebro, com um peso aproximado de 1.200 gramas, é o centro do pensamento consciente, da memória das sensações, do controlo dos movimentos voluntários e da inteligência. O cerebelo, situado abaixo do cérebro, tem como função principais coordenar os movimentos e manter o equilíbrio da postura.

A protuberância, situada à frente do cérebro, é uma zona de passagem das vias nervosas. Por último, o bolbo raquidiano é uma zona de passagem entre o cérebro e a medula espinhal, centros de regulação, como o dar respiração, o de certos reflexos e o da tonicidade muscular.

5. A medula espinhal
É a parte do sistema nervoso central localizada no canal vertebral da coluna. Dela partem os nervos do sistema periférico. Põe, igualmente, em contacto os centros nervosos superiores com os órgão periféricos e é um centro importante da actividade reflexa.

 O sistema nervoso simpático é formado por duas cadeias de gânglios (uma de cada lado da coluna vertebral), de onde partem os nervos simpáticos.  

6.O sistema nervoso periférico
O sistema nervoso periférico é constituído por uma extensa rede de nervo, formados por fibras nervosas motriz e senssitivas que estabelecem a ligação entre sistema nervoso central e o resto do organismo. Do encéfalo partem doze partes de nervos Craniano, mas os que partem da medula (nervos raquidiano) são muito mais numerosas. À medida que os nervos se afastam da medula, o seu diâmetro vai diminuindo até se tornar finisssimas ramificações ao chegarem a pele, aos músculos ou aos diferentes órgãos onde se encontram os receptores.

 Referência: ↑. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso ; ↑. Activa ∞ Multimédia Pp. 220-22 ;
 Fonte das imagens: Imagem 1; www.imagensgratis.com.br Imagem 2; www.reidaverdade.net Imagem 3; www.afh.bio.br Imagem 4; www.infoescola.com.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas