5/21/2016

Como fazer uma armadura para a construção dum pilar ou viga?



Relatório das aulas práticas no IICB da turma 2°AED

Aulas praticas


=21 de Maio de 2016=

Como fazer uma armadura para a construção dum pilar ou viga?

Antes de mais nada importa esclarecer que esse verbete foi criado por um dos editores desse website, e teve participação (nas aulas) de futuros engenheiros no corte (de varão) e armação de armaduras dos pilares para a reconstrução de um muro escolar.

Para começar, é importante mencionar alguns dos materiais utilizados:

  • Varão do tipo (6 e 12);
  • Fita métrica;
  • Turquês/ alicate;
  •  Prego;
  • Arame queimado;
  • Torno de bancada.

Obs.: Nessa matéria podemos observar que fala-se da armação/construção de pilar para a reconstrução de um muro. Nesse contexto, podemos dizer que a construção duma armadura não se limita aos materiais usados ou forma de construção descrita nesse verbete. Existem vários tipos de obras e outras exigem materiais mais sofisticados ou de grande calibre devido o lugar onde será aplicado.
Corte de varão aplicando serra

Então, vamos a isso. Para fazer um estribo é muito fácil, mas também, é algo que exige muito cuidado e cautela, sem dispensar boas habilidades de trabalhar o ferro.
Primeiro, temos que ter varões disponíveis, dependendo do tipo da obra e onde será aplicado, pois temos vários tipos deles (os varões) que se aplicam em construções diversas, tais como: pontes, barragens, Alvenarias/ edifícios, etc.

Estribos


Assim como dissemos, aqui vamos descrever acerca da construção de um muro.
Tendo os materiais já referenciados, cortamos o varão que normalmente mede 5,80m em duas partes, obtendo 2,90m  em que iremos dobrar/ fazer um cachimbo de 80 cm, obtendo uma altura do varão de 2,10m. Assim sucessivamente fazemos o mesmo com todos os varões de n°12. E de seguida cortamos o varão n°6, numa medida de 5,50cm para a dobra  de estribos, os quais por meio duma combinação vertical e amarados por um arame que será firmemente apertado por um prego resultando numa armadura.

Corte de varão

Os estribos normalmente devem ter uma separação de, 15cm entre si, isto é na posição vertical. Enquanto a na horizontal dependerá do tipo de estribo que será empregue, triangular ou quadrado. Por norma não é recomendável que numa determinada obra aplique-se os estribos do tipo triangular, pois esses não oferecem a maior resistência.  Por outro lado, o REGEU, recomenda a utilização dos estribos do tipo quadrado e podemos atribuir-lhes as medidas de 13cm de largura e 13cm de comprimentos.


Após a armação, mãos a obra na construção do muro.


Turquês sendo aplicado no corte de arame
 

Produto Final, Armaduras, as pernas chamam-se Cachimbo

Dobra de estribos no Torno de bancada
       
Torno de bancada



  
Gostou? Diga-nos a sua opinião… E veja o resultado final no próximo artigo. ( Clique aqui, para visualizar mais fotos.
©2016 Crítico Melódico

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas