5/04/2016

Óxido de silício

O silício (Si) é um elemento químico de número atómico igual a 14 e pertence ao 3º período da família VI A ou 16 da tabela periódica, a mesma família do carbono. Inclusive, por essa razão, ele possui estrutura semelhante à do diamante (um dos alótropos naturais do carbono) e suas reacções químicas também são semelhantes às do carbono.

O silício foi descoberto em 1824, pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius, por meio do aquecimento de tetrafluoreto de silício com potássio.

O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre (27,7%), ficando atrás somente do oxigênio. Ele é encontrado em praticamente todas as rochas, areias, barros e solos.
O silício não é encontrado isolado na natureza e, inclusive, combina-se com o oxigênio para formar a sílica (SiO2 - dióxido de silício). Combina-se também com outros elementos para formar principalmente o quartzo – SiO2, os asbestos – H4Mg3Si2O9, a zeolita – Na2(Al2Si3O10).H2O e a mica – K2Al2(Al2Si3O10).H2O.


Características

Em sua forma sólida, o dióxido de silício é branco e quebradiço, com densidade de 2,2 g/cm³. É composto de um átomo de silício e dois átomos de oxigênio. Sua forma mais comum na natureza é em areia ou em cristais de quartzo, e ele é famoso por sua rigidez. É um mineral altamente resistente ao calor, com ponto de fusão de 1.650º C.

Tipos

Existem dois tipos básicos de dióxido de silício encontrados na natureza. A composição química dos dois tipos é exactamente igual, e as propriedades são geralmente as mesmas, mas como são formados sob diferentes condições, são levemente diferentes. O primeiro tipo é o dióxido de silício granular, que é comummente conhecido como areia. As partículas são bem pequenas, mas ainda duras. O outro tipo é o dióxido de silício cristalino. Esses são amontoados maiores que são cristais de quartzo e têm coloração parecida com a do leite.

Utilização ou aplicação do óxido de silício 

Sílica fundida é produzida em fornos de arco, de plasma ou outros tipos. Pode ter pureza de até 99,9% de SiO2. Usada principalmente na indústria eletro-eletrônica.
É matéria-prima básica para a produção de vidro. Misturada com cal e carbonato de sódio produz os vidros comuns para janelas, garrafas, lâmpadas, etc., (a maior parte dos vidros planos são fabricados pela deposição em uma cuba com estanho fundido sob atmosfera controlada). Com óxido de boro produz vidros resistentes a altas temperaturas e choques térmicos, muitas vezes conhecidos pelo nome comercial pirex. A sílica fundida de alta pureza pode por si ser usada para vidros de alta resistência térmica e mecânica (usados em naves espaciais).
A areia é extensivamente usada como agregado na construção civil. Também na indústria de fundição, refratários, etc.

Veja também: Óxido desilicatos 

  

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Crítico Melódico
rastreamento correios
Contador de Visitas