Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Igreja Universal mantinha esquema ilegal em Portugal

A Igreja Universal do Reino de Deus manteve, durante pelo menos sete anos, um esquema ilegal que operava milhões de dólares no estrangeiro. A denúncia é feita pelo ex-bispo Alfredo Paulo Filho, responsável pela Universal em Portugal entre 2002 e 2009, e um dos principais auxiliares do bispo Edir Macedo, fundador da igreja.



Numa entrevista dada à “Folha de S. Paulo”, refere que o esquema ilegal terá sido utilizado para financiar a instituição e a sua emissora de televisão, a Rede Record, na Europa. Para isso, a igreja terá criado uma rota para fazer remessas ilegais de dinheiro de África para a Europa, pelo menos duas vezes por ano.

Posto em prática, o plano consistia em arrecadar dinheiro durante as campanhas “Fogueira Santa” - eventos durante os quais as pessoas são persuadidas a doar dinheiro em troca do perdão dos pecados - em igrejas angolanas, com resultados que poderiam chegar a valores próximos dos cinco milhões de dólares. O dinheiro era posteriormente transportado de carro de Angola para a África do Sul, onde seguia, já de jato particular, até Portugal.

Em território nacional, o dinheiro era trocado por euros e depositado numa conta no BCP, de onde era transferido para outros países europeus. “A igreja em Portugal sustentava outras igrejas na Europa”, garante Paulo Filho.

Quando o dinheiro chegava a território nacional, 500 mil euros por mês tinham com destino a Record Europa e o resto seguia para a igreja de vários países.

Como participante ativo no esquema, o ex-bispo relata que era em sua casa, em Cascais, que o dinheiro ficava guardado até que fosse transferido. Apesar de ter consciência de que era ilegal, Paulo Filho explica que a igreja tinha manobras para fazer acreditar que tudo era válido, com o argumento de que o que faziam era “para devolver a obra de Deus”. Em reuniões com pastores, o líder da igreja dizia várias vezes que “para a obra de Deus, vale até gol de mão”, conta o ex-bispo.

Porquê Portugal? Na entrevista dada ao jornal brasileiro, Paulo Filho explica ainda que Portugal era o país de mais fácil implantação do esquema, tanto devido à proximidade da língua como também pela forte implementação da igreja no país. “A burocracia noutros países era muito maior”, garante, lembrando a facilidade em movimentar o dinheiro entre Portugal e os outros países europeus.

Paulo Filho acredita que o esquema tem por base a proibição do governo angolano de retirar dinheiro do país. “A igreja em Angola era mais forte que em Portugal, arrecadava mais”, acrescenta.
Denúncia Há pouco mais de um mês, Paulo Filho começou a publicar vídeos na internet com as acusações e o caso foi divulgado por meios de comunicação angolanos.

O ex-bispo ainda não denunciou o caso aos órgãos competentes, mas acredita que o Ministério Público já estará a investigar.
A Igreja Universal do Reino de Deus já reagiu e garante que está a preparar um processo judicial contra o ex-bispo por calúnia e difamação. “Confiamos que a justiça brasileira, mais uma vez, revelará onde está a verdade nesta mais nova tentativa de manchar a imagem da UniMelódico

Fonte: Sol.sapo.pt | Crítico Melódico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!