História do Bairro da Munhava
Introdução
A presente história que descreve o bairro da Munhava
foi redigida por Rosário Cangomba, em base de experiência e investigação de
alguns factos. Abonamos que ainda existe muito por si falar desse bairro e esta
página está propensa a revisão e correção subsequente segundo novos dados
que serão obtidos e acrescentada.
História do Bairro da Munhava | ||
|
Segundo o artigo (Munhava), descreve o bairro como sendo o mais populoso da Beira. Na verdade Munhava além de ser um simples bairro é um dos postos administrativos da Beira que compreende muitas zonas como estas:
Quando bem observado, Munhava está dividido em Munhava do este (entre Maraza), Munhava central (o mais famoso, que compreende muitas zonas – o mais conhecido é Matchipissa), Munhava do sul (entre Tchantchi), Munhava do norte (Caxiquinha) e Munhava do oeste ( mais conhecido por Munhava matope).
Segundo o artigo mencionado, descreve a etimologia do bairro como vindo da língua Lomwe: Nkitchavava Nkinyavava (Comi aqui defequei aqui, significado). E segundo o mesmo há quem diga que origina-se da língua Chuabo: Kanyavala (Chuabo), que numa das língua da urbe (Sena) quer dizer Kunha apa, em Português que quer dizer “defeca aqui”.
Munhava é um bairro poliglota, denominado pelas duas principais línguas Sena e Ndau. Num artigo intitulado (Munhava, bairro de um povo que precisa duma história); o bairro foi descrito com as suas principais características; “A violência, a greve e a manifestação”. Embora o bairro seja Conhecido até pela Organização das Nações Unidas (ONU) por causa do seu teor e funesta qualidade de vida, nem tudo o que se diz do bairro constitui a verdade. O bairro gerou grandes personalidades que atualmente tem representado a província de Sofala e consequentemente o país (Moçambique).
O bairro compreende um campo oficial – Campo Municipal da Munhava e outros vulgares, mas não oficiais.
Este Artigo foi redigido por Rosário Cangomba e está sujeito a equívocos e se caso notar um, o encorajamos a sugerir a sua retificação por meio de seu comentário. |
Marcadores: Bairros da Beira, Beira (Moçambique), Geografia de Moçambique, História da Munhava, Histórias, Munhava, Rosário Cangomba
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial