Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Munhava


MUNHAVA ou Bairro da Munhava é o bairro mais populoso da cidade da Beira, que ocupa a zona central da cidade e é o maior círculo eleitoral da cidade. A Maraza faz parte do bairro da Munhava que em termo de urbanização , está numa situação desoladora…
As estradas estão em péssimas condições. As casas estão desorganizadas como as favelas. Também o bairro da Munhava é considerado como o mais violento da cidade, nas eleições Municipais de 2013 que culminaram com a vitória do Partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), havia-se transformado no campo de batalha. *
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

O Bairro da Munhava localiza-se em Moçambique, província de Sofala e cidade da Beira. Faz fronteira de Norte com Vaz, a Sul com a Baixa da cidade, a Este com o bairro de Chota e a Oeste com o mar onde se localiza o Porto da Cidade da Beira, um dos grandes porto do país. O Porto da Beira é um dos principais meio de crescimento na economia da cidade.

História do Bairro da Munhava


Emblema
                            

Bandeira de Moçambique

Munhava alcançou a sua maior popularidade devido a estar no centro da cidade. E politicamente como o bairro mais activo da cidade e que sempre nos anos das eleições tem registado maior índice de violência, a maior violência a que se tem registo é a de 2013. Pode a descarregar Aqui na Revista Horizonte.
As grandes zonas que constitui Munhava são: Matchipissa, Crematório, zona B, Abu, zona Micoco, Munhava matope (área mais perigosa de toda periferia da Munhava, em a saltos a mão armada à Camiões que vão destino ao Porto), zona dos CFM, Mananga, Maraza e outros. O que faz da Munhava o bairro mais grande e populoso da cidade da Beira.

LÍNGUAS DOMINANTES

Sena (ou Chisena, ou ainda Cisena) e Ndau são as língua predominantes, embora actualmente haja variedade lingüísticas em toda periferia daquela urbe.
Mito ou verdade : Diz-se que a etimologia do nome Munhava deriva da língua Lomwe e outros afirmam Chuabo; Kanyavala (Chuabo), que numa das língua da urbe (Sena) quer dizer Kunha apa, em Português quer dizer “defeca aqui”. Alguns afirmam que esse nome (Munhava) deu-se  por falta de higiene da maioria dos que la moravam. E ha outros que afirmam que a etimologia do nome é da língua Lomwe: Nkitchavava Nkinyavava (Comi aqui defequei aqui, significado). Mas de tudo isso não existe nenhuma fonte em Moçambique que confirma a veracidade disso, simplesmente são rumores dos que viveram ha muito, muito tempo.

Revisado e corrigido pelo Crítico Melódico (25/08/2016).


Relacionado:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!