Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Munhava, bairro de um povo que precisa duma história

Por que Munhava é um bairro de um povo que precisa duma história? Segundo Rosário Cangomba, um jovem que tem demonstrado profundo interesse na história desse bairro diz:

"Não existe um povo sem história, porque a identidade de um povo é a sua História".



O que muitos pensam da Munhava? E qual é a verdadeira identidade do povo da Munhava?

Muitos países Africanos até passam por despercebidos do Mundo e até mal interpretados, porquê? Sua História. Muitos se reservam em difundir a sua História além fronteira, se limitando e limitando os seus cidadãos em história básica do seu país, isto é para evitar críticas vindo de seus concidadão ao descobrirem as falhas da sua nação.

História do Bairro da Munhava


Emblema
                            

Bandeira de Moçambique

Bem, ao se fazer isso não só falhas que são ocultas, mas sim a identidade do povo e sua nação. E assim vemos poucos Historiadores e pensadores capazes de discutir a História da sua própria nação, do povo vale não mencionar.

Na verdade a identidade de um povo está na sua História e um povo sem história não existe. Não existe no sentido de que não teremos como provar a veracidade dos factos desse povo, sua cultura, gastronomia, sua origem, sua localização, o clima que o povo suporta dia a dia.

Com isso a vista analisemos o bairro que de longe tem sido de destaque e está emergindo para a História - Munhava, o bairro mais populoso da Beira.

A origem do bairro da Munhava


Vista Noturna da Munhava central
Por Rosário Cangomba
Esse é um detalhe muito importante para a História de um povo em ascensão. Porém não existem muitos indícios do ano da sua povoação. Contudo, é possível ver a má organização urbana do bairro. Demonstrando que não houve um bom planejamento ao se residir nele, o povo ia se alastrando como que podia até então. Muitas casas estão localizadas nas ruas, bloqueando os acessos das zonas do bairro.

Cultura e Modo de vida


Por Rosário Cangomba
A violência, a greve e a manifestação são caracterizadas como a principal marca do bairro e em geral muitos Munhavenses são confundidos como sendo todos iguais. O que de facto não constitui a verdade.
O bairro contém muitos jovens e de grandes habilidades, sobre tudo muitos que se deram bem na vida e vivem na cidade da Beira (Baixa) vieram desse bairro, além disso em cada Escola da cidade da Beira tem um número considerável de estudantes oriundo da Munhava.

O bairro têm sua boa face e também a má. No dia 10 de Outubro de 2014, foi inaugurada a primeira Escola Secundária de Muchatazina, na zona dos CFM Rolos -Muchatazina.

Economia


Millenium bim
da Munhava por
Rosário Cangomba
 Em termos econômicos o bairro da Munhava tem grande potencial, com o porto da Beira que está no seu círculo eleitoral, a oeste, onde é denominado por Munhava-matope (Matope significa lama, e essa é a zona mais lamaceante do bairro) que permite o rápido crescimento económico ao país, o bairro compreende 7 mercados comercias: Mercado da Munhava-matope; Mercado da zona de Micoco; Mercado de Ruatchetcha; dois Mercados na Munhava central ( um na zona de Matchipissa, chamado bhazari ing'ono (língua sena), que significa; mercado pequeno e outro na zona B, chamado Bhazari ikulu (L. Sena) que significa Mercado grande); Mercado de Muchatazina (CFM Rolo) e o Mercado de Maraza.
O único Mercado que vende roupas até então é o da Munhava central, denominado bhazari ikulu. Nesses mercados podem serem encontrados diversos produtos alimentícios, sobre tudo o peixe. Aproveitando se do mar que está a Beira da cidade, o bairro da Munhava tem abastecido os seus mercados com peixes de boa qualidade e de bons preços, isto é, segundo o nível de vida dos seus moradores.

Ainda falando da economia desse bairro, o bairro compreende 5 ATMs (Caixas automáticas), duas do Millenium bim, uma na Munhava central (com o seu respectivo balcão) e a outra na Maraza. A Maraza detém duas, uma já mencionada e outra de BCI; Ainda na Munhava central localiza-se duas caixas: uma de Moza Banco e seu respectivo balcão, outra na Caxiquinha - FNB.
De referir que o bairro da Munhava possui duas bombas de petróleo, até então; uma na Maraza e outra na Caxiquinha.

Saúde

O bairro em termo de organização está em péssimas situações, com a excepção da zona de Muchatazina (CFM Rolo) e Micoco/ pinamala, que são os bairros mais urbanizados da Munhava, em parte. Sem o saneamento básico adequado, o bairro põem em risco a saúde dos seus moradores.

Centro de saúde da Munhava
Por Rosário Cangomba
E geralmente em épocas chuvosas o bairro torna-se intransitável devido aos enchentes que ocorrem, a água fica estagnada até no Mercado, onde em inúmeras vezes o Município da Beira já descarregou areia que não surte efeito até então.

E ainda o bairro detém um Centro de saúde, denominado de Munhava, que trata assuntos relacionados a:

  •  Consultas;
  • Pequenas cirurgias;
  • Maternidade, e áreas afins.
Anteriormente o Centro de Saúde da Munhava, localizava-se junto a Igreja Católica. Sendo que esse era separado da Maternidade.

Educação


Existem 5 Escola primárias na Munhava:

  • Escola Primária Completa da Munhava Central;
  • Escola Primária Completa da Munhava matope;
  • Escola Primária Completa 25 de Junho - Beira;
  • Escola Primária Completa de Macombe;
  • Escola Primária Completa Amílcar Cabral.
E compreende duas Escolas Secundárias, Escola Secundária de Muchatazina e Escola Secundaria São José da Munhava.

Relacionados:




Curiosidades


  • Munhava é o bairro mais populoso da Beira;
  • Munhava teve sua primeira Escola Secundária no dia 10 de Outubro de 2014;
  • Munhava-matope, a zona da Munhava mais vândalo.
  • Munhava, o bairro mais activo na politica, tendo feito a histórica manifestação de 2013.
  • Fundou o partido MDM em 2009, e pela sua fama influenciou outras cidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!