Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Gil Pinto



Gil Pinto José, mais conhecido por Gil  Pinto  (2 de Outubro de 1949 – 27 de Março de 2016), nasceu no distrito de Búzi, na província Sofala.
Gil Pinto mudou-se para a cidade da Beira quando era apenas bebé, isto é com apenas 30 dias de vida.
O encarniçamento pela música surgiu no início da década de 60, influenciado pelo seu Pai que tocava varimba e pelo seu tio que tocava guitarra.

Carreira musical

Numa festa de aniversário da Cidade da Beira, Gil Pinto subiu ao palco pela primeira vez à 20 de Agosto de 1965 a convite de um elemento da então banda musical Manica e Sofala, a partir daquele dia em diante nunca mais parou.

Para além da banda Manica e Sofala, Gil Pinto fez parte dos conjuntos Irmãos Moçambicanos, por ter sido criado, Camponeses da Munhava, Sacrifícios e MK7.
Nos últimos tempos, Gil Pinto, tocava no Conjunto Irmãos sem Maldade, criado pelo falecido músico Chapepa.

O ícone da música Moçambicana Gil pinto no palco


O Cantor Gil Pinto, o ícone da Munhava, Já teve actuações no mesmo palco com grandes artistas musicais e Bandas como: John Chibadura, Oliver Ntukudzi, Ngwenha Brothers, Devera Ngwenha, Max Banda, Madala, David Mazembe, Avelino Mondlane, Zaida e Carlos Chongo, Wazimbo, Grace Évora, Jorge Mamad entre outros.
        Gil Pinto foi vocalista e habilíssimo tocador da flauta, maracas e precursão.
O ícone da Munhava, tem mais de trinta canções gravadas em fita magnética nos estúdios da Rádio Moçambique (Sigla RM) na Beira e outras gravadas em diversos estúdios privados da Beira com a participação de jovens procedentes na musica.

No dia 03 de fevereiro, O ícone da Munhava foi agraciado com a medalha de mérito Artes e Letras, em reconhecimento de serviços grande realce, prestados para o desenvolvimento e consolidação da nação moçambicana, nos termos da lei 10/2011 de 13 de Julho que estabelece o sistema de títulos honoríficos e condecorações.
Gil Pinto, o brilho musical moçambicano, além de dar vida a musica moçambicana também dava a vida a sua família, pós, era casado e pai de 11 filhos.
O maior sonho do Gil Pinto sempre foi: gravar um CD pois, conforme ia dizendo a muitas pessoas, não gostaria de morrer sem deixar suas canções gravadas em disco para seus filhos, e a  família em geral, amigos e fãs.
O sonho de gravar foi realizado. Gravou o seu primeiro CD que foi editado em 2012 com o apoio da Rádio Moçambique.

Gil Pinto, cantou em grandes espectáculos  promovidos pela Rádio Moçambique, sem nenhuma compensação, pois verbalizava as seguintes palavras: “a Rádio é a minha casa’’. Ainda levava em consideração o dia da fundação da Rádio e do seu nascimento, 02 de Outubro.

Aos 66 anos de idade, morreu Gil Pinto o inesquecível ícone da Munhava, que destacou o bairro com suas graciosas e adoráveis musicas, vítima de doença, no dia 27 de Março de 2016, em pleno Domingo dia em que comemorava-se a Pascoa Católica.





 
    Recorde alguns vídeos das musicas do "ícone da Munhava"' 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!