Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Indemnização de camponeses da Munhava e Vaz termina com um "civukuvuko"

A reportagem é do nosso repórter online Rosário Cangomba que se fez presente no bairro do Vaz - Caxiquinha para reportar esse caso ao público do website Crítico Melódico.



Segundo ele, uma empresa não identificada comprou machambas na zona de Caxiquinha - Vaz. As machambas abrangidas são de populares do bairro de Vaz e Munhava, o mais populoso da Beira, o que causou um grande "civukuvuko" (total desordem). Estavam presentes o secretário do bairro de Vaz e sua assistente, e o empresário que pretende efectuar a indemnização.

As machambas estavam repletas de águas e segundo o secretário; as pessoas/camponeses deviam cada um parar na sua própria machamba, onde era insuportável de si parar porque a água chegava até aos joelhos e era de mau aspecto - colocando assim em risco a saúde dos populares.
Sobe risco de picada duma  cobra, o povo mesmo assim não se mostrou intimidado por causa da indemnização que viria a receber.


Após a inscrição de algumas pessoas/camponeses, o secretário colocou por encerrada a inscrição deixando alguns de fora, o que causou um grande Civukuvuko, até tendo surgido agressões verbais entre o secretário e os camponeses, até o próprio empresário não foi passado por despercebido, o carro dele foi atacado em batidas como que fosse um tambor.

De referir que essa não é a primeira compra que se faz nessas "bandas"(região). No bairro da Munhava, Munchina Massamba, com a participação da sua Excia Governadora de Sofala, Maria Helena Taipo, foram indemnizado durante uma semana, a cada dia 100 camponeses a um valor de 5000, 00 mt.

A indemnização mais transparente nos últimos tempos a que se observou.

Segundo a lei Moçambicana que regula acerca de Terra, declara no seu artigo 109, paragrafo 2 no livro da lei, Constituição da República de Moçambique, que: "A terra não deve ser vendida, ou por qualquer outra forma alienada, nem hipotecada ou penholada". E no 1 realça: " A terra é propriedade do Estado".


E a base desse artigo diz-se que os 5000, 00 mt são só uma forma de não desanimar os Camponeses.
E defacto não teria muita lógica não haver uma indemnização por parte dos camponeses, considerando que alguns cultivaram nelas a mais de uma década. De referir que em indemnizações anteriores cada Machamba equivalia 2500, 00 mt, um valor muito baixo.



Todas as Imagens foram captadas por Rosário Cangomba o editor do Crítico Melódico.
©Todos os Direitos Reservados. Veja política de utilização nesse website.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!