Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

A Busca da origem do Homem em África



Á
frica – o terceiro continente mais extenso, com cerca de trinta milhões de quilómetros quadrados, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da terra com cerca de um bilhão de pessoas (senso de 2005), representando cerca de um sétimo da população mundial, e 54 países independentes.

A Busca da origem do Homem


É digno de nota a insatisfação do homem pelas respostas que obtém pela cada pesquisa que se tem feito em relação a sua origem.  Nesta abordagem falaremos de algumas teorias que destacam a origem do homem, sobre tudo a de «África Berço da Humanidade».

·         Criação , é uma teoria bíblica, na qual alguns acreditam no ser Supremo Todo- Poderoso, designado por Deus. E algumas religiões atribuem ao tal Deus  um nome, Jeová, Javé ou como dizem estar na Bíblia originalmente: YHWH. As religiões apoiando-se nessa teoria, lançam como referência algumas passagens da bíblia que os apoiam:

No princípio, Deus criou céu e a terra (…)” – Gênesis 1:1, Bíblia de Jerusalém.
“E Jeová Deus formou o homem do pó do solo e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se um ser vivente.” – Gênesis 2:7, Bíblia Tradução do Novo Mundo (Revisada 2016).
“Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez (…)” – Salmo 100:3, Bíblia Sagrada (João Ferreira de Almeida, Edição Corrigida e Revisada).

·         Evolução, Quando fala-se da evolução é difícil não mencionar o principal defensor dela, Charles Darwin, que defende em sua obra «A Origem das Espécies», que “todos os seres vivos tiveram sua evolução a partir de um ancestral comum”. E que “as mudanças ocorridas e as diferenças entre elas  deram-se pelo processo de seleção natural, no qual os indivíduos que melhor se adaptam ao meio ambiente sobrevivem, deixando descendentes, que por sua vez também sofrem alterações em seu mecanismo  biológico e deixam novos descendentes formando um circulo vicioso.”

A base desse “remate de saída” muitos defensores que defende essa teoria, ensinam que os humanos tem ancestral comum com os macacos devido a semelhança que esses gozam.

A Busca da origem do Homem em África


Já se analisou as duas  principais teorias que abalam profundamente a fé dos homens a respeito da nossa origem. E agora colocamos na perfetiva duma analise um tema muito estudado e que tem muito por ser esclarecido: África – o berço da Humanidade.

É mesmo a África como se afirma o berço de toda a Humanidade?
O que é berço?
Qual é o país em que se residiu pelos primeiros homens?
Uma analise Bíblia- ciência, como fontes de registos históricos da origem da vida humana.

Berço, define-se  como “leito de criança com grandes ou outro tipo de proteção lateral e, por vezes, com estrutura própria para embalar.” Pode-se dizer “terra natal, origem ou começo .” – Berço in «Dicionário da Língua portuguesa com Acordo ortográfico».

Segundo a obra «Introdução à História da África», “a África é considerada o berço da Humanidade e da civilização porque verifica-se no passado, várias espécies do género Australopitecos e as espécies primitivas do género Homo (desde o Homo Habílis até o Neandertal e seus pares) vieram do processo evolutivo, o homo Sapiens conduz ao homem moderno.”
No mundo inteiro e na História esse facto é aplaudido como verídico, baseando-se em evidências empíricas, como os de registos fósseis, pedras, metais, instrumentos rudimentares e outros objetos antigos. 


Segundo a mesma obra: “ a povoação dos continentes mundiais deveu-se a migração efetuada pelo Homo Sapiens que também evoluiu da África e de lá saiu, há mais ou menos 150 mil anos, em uma segunda onda migratória através da Eurásia…  afirmando ainda que a origem do homem é comum”.
Na sua conclusão a obra diz: “Todos os humanos descendem da Africa, se espalhando pela Eurásia (Europa e Ásia), dando inicio a um processo de intercâmbio genético…”
Numa profunda analise de alguns desses argumentos e de outras obras que afirmam a «África como berço da Humanidade», julga-se que dizer África como berço da Humanidade seja igual a dizer que a raça negra residente em África não evoluiu com o tempo. Porquê?

Notamos que a teoria do evolucionista Darwin é explanada na obra: «Introdução à História da África» afirmando que toda raça Humana vem da África, e consequentemente o processo evolutivo deve ter seguido a sequencia:  >Homo Sapiens>Homem Negro>Homem branco.

Será que isso explicaria a notabilidade do homem branco  nos avanços da ciência e o homem negro das obras naturais? Ou talvez responder a pergunta, por que a África é povoada do sul a mais adiante por negros e só chegando mais adiante onde se designa por África branca é povoada por brancos?
No contexto da última questão, afirma-se que toda humanidade veio da África, imaginamos que deve-se ter efetuado as seguintes rotas, África – Eurásia, visto que a África comunica-se da Ásia por mar vermelho  e ao sul, o mar comunica-se com o oceano índico. Então, os migrantes Africanos deviam ter  entrado no continente Asiático e depois feito a segunda migração, para o continente Europeu, com o tipo de clima predominante – frio, devem ter evoluído para brancos. 

Importante: O objetivo desse estudo é analisar por que África é considerado o Berço da Humanidade, e o que isso significa. Nesse estudo que está em andamento entende-se que a teoria: «África berço da Humanidade», explica o seguinte, conforme analisado:

  • Por que a África é constituída maioritariamente por pessoas da raça negra?
  • Por que a África é dependente do ocidente médio e dos demais continentes?
  • É mais fácil um casal de brancos nascer um filho negro do que um casal de negros nascer um filho branco.
  • A língua Humana tem sua profunda raiz em África, sofrendo evolução ao longo da migração efetuada pelo homem negro até a Europa, onde assumiu sua forma que agora chamamos de branco.

Um Choque entre a teoria do Berço da Humanidade e a Criação

A teoria descrita na Bíblia, conhecida como «criação» defende a origem do homem vindo de Deus, isto é, por meio de um casal, Adão e Eva. A questão é, onde se localiza o paraíso descrito na Bíblia?

OBS: Esse artigo é totalmente neutro em busca da verdade e cabe ao leitor tirar sua própria conclusão na base das suas analises! 

Segundo a descrição que é apresentada na bíblia no livro de Gênesis capítulo 2:

10 Ora, havia um rio saindo do Éden para regar o jardim, e dali começava a dividir-se, e tornou-se como que quatro cabeceiras. 11 O nome do primeiro [rio] é Píson; é aquele que circunda toda a terra de Havilá, onde há ouro. 12 E o ouro daquela terra é bom. Ali há também o bdélio e a pedra de ônix. 13 E o nome do segundo rio é Giom; é aquele que circunda toda a terra de Cus. 14 E o nome do terceiro rio é Hídequel; é aquele que vai para o leste da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates.

Rio Eufrates (Mesopotâmia)

Destacam-se quatro rios que atestam a existência ou que comprovam a localização do paraíso. Segundo algumas obras o rio Eufrates, é o rio mais longo  e um dos mais historicamente importantes rios da Asia Ocidental. Junto com o Tigre é um dos rios que define a Mesopotâmia. Originário no leste da Turquia, o Eufrates flui através da Síria e no Iraque para se unir ao tigre no Chate Alárabe, que desemboca no golfo Pérsico. Em resumo o paraíso da Bíblia localizava-se na Mesopotâmia, Asia Ocidental.

E se assim for, qual é o berço da Humanidade, África ou Ásia?

Apoiar a ideia do paraíso implica descrença na teoria de «África como berço da Humanidade»


Este Artigo ainda está em Estudo e você pode participar dando os seus comentários nessa Página. Veja a evolução do Homo Aqui!

©Crítico Melódico (Baixar em PDF)
   Por: Rosário Cangomba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!