Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

MOÇAMBIQUE: Preços disparam e atingem recorde dos últimos quatro anos

ECONOMIA | Os preços médios de bens e serviços subiram, em Junho último, e atingiram o recorde dos últimos quatro anos. Pela primeira vez desde 2012, a inflação média anual atingiu no mês passado uma taxa de dois dígitos, ao situar-se em 10.12%. O país começou o ano 2016 com a taxa de inflação de 4.3%.




Os preços tendem a aumentar desde Agosto de 2015. Como consequência, o custo de vida também se agrava cada vez mais. Os preços de produtos alimentares básicos, com destaque para milho, arroz, óleo, açúcar amarelo e carapau, tiveram os maiores aumentos até Junho.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, a inflação média anual até Junho do presente ano era de 10.12%, contra 2.35% de igual de 2015 e 2.35% de 2014. A última vez que o país registou uma inflação média anual de dois dígitos, ou seja, acima de 10%, foi em Janeiro de 2012, quando atingiu 10.2%.

Desta forma, os preços sobem rumo à nova previsão do Governo, anunciada na semana passada, que aponta para uma forte inflação no fecho do presente ano, que deverá atingir 16.7%, muito acima da previsão inicial de 5.6%.
Em relação a Junho do ano passado, o custo de vida para a população moçambicana aumentou 19.72%, o que quer dizer que se no ano passado as famílias moçambicanas conseguiam comprar um conjunto de produtos, este ano, o poder de compra baixou nessa percentagem.

Estas informações foram divulgada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), na sua página de internet.
Já uma pesquisa feita pelo Ministério da Indústria e Comércio, de 29 de Junho a cinco de Julho, mostra que, em Nampula, o preço de açúcar castanho nacional aumentou 14% e o do milho em grau 4%.

Preços subiram 0.76% em Junho face a Maio

Os preços recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, em Junho último, indicam que o país registou, face a Maio, uma subida do nível geral de preços na ordem de 0,76%. A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas viu os seus preços agravados em 0,54% e teve maior peso na inflação.
No mês passado, o preço de óleo alimentar subiu 7,8%, carapau (8,9%), arroz (2,5%), milho em grão (17,4%), peixe seco (7,4%), alho (28,0%) e açúcar amarelo (6,2%).

Entretanto, os preços de alguns produtos, com destaque para tomate, farinha de milho, farinha de mandioca, alface, couve e repolho contrariaram a tendência geral de subida, mas o seu impacto não foi significativo para travar a subida geral de preços.
A cidade de Maputo lidera com uma inflação mensal de 1,11%, seguida da cidade de Nampula com 0,56% e cidade da Beira com 0,15%.

Em termos homólogos, as cidades da Beira, Nampula e Maputo registaram agravamentos de preços na ordem de 24,54%, 20,35% e 17,75%, respectivamente.

A recolha de preços é feita em mercados e outros estabelecimentos de venda (lojas) de Maputo, Beira e Nampula, num total de 11 526 preços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!