Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

MOÇAMBIQUE: Preços disparam e atingem recorde dos últimos quatro anos

ECONOMIA | Os preços médios de bens e serviços subiram, em Junho último, e atingiram o recorde dos últimos quatro anos. Pela primeira vez desde 2012, a inflação média anual atingiu no mês passado uma taxa de dois dígitos, ao situar-se em 10.12%. O país começou o ano 2016 com a taxa de inflação de 4.3%.




Os preços tendem a aumentar desde Agosto de 2015. Como consequência, o custo de vida também se agrava cada vez mais. Os preços de produtos alimentares básicos, com destaque para milho, arroz, óleo, açúcar amarelo e carapau, tiveram os maiores aumentos até Junho.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, a inflação média anual até Junho do presente ano era de 10.12%, contra 2.35% de igual de 2015 e 2.35% de 2014. A última vez que o país registou uma inflação média anual de dois dígitos, ou seja, acima de 10%, foi em Janeiro de 2012, quando atingiu 10.2%.

Desta forma, os preços sobem rumo à nova previsão do Governo, anunciada na semana passada, que aponta para uma forte inflação no fecho do presente ano, que deverá atingir 16.7%, muito acima da previsão inicial de 5.6%.
Em relação a Junho do ano passado, o custo de vida para a população moçambicana aumentou 19.72%, o que quer dizer que se no ano passado as famílias moçambicanas conseguiam comprar um conjunto de produtos, este ano, o poder de compra baixou nessa percentagem.

Estas informações foram divulgada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), na sua página de internet.
Já uma pesquisa feita pelo Ministério da Indústria e Comércio, de 29 de Junho a cinco de Julho, mostra que, em Nampula, o preço de açúcar castanho nacional aumentou 14% e o do milho em grau 4%.

Preços subiram 0.76% em Junho face a Maio

Os preços recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, em Junho último, indicam que o país registou, face a Maio, uma subida do nível geral de preços na ordem de 0,76%. A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas viu os seus preços agravados em 0,54% e teve maior peso na inflação.
No mês passado, o preço de óleo alimentar subiu 7,8%, carapau (8,9%), arroz (2,5%), milho em grão (17,4%), peixe seco (7,4%), alho (28,0%) e açúcar amarelo (6,2%).

Entretanto, os preços de alguns produtos, com destaque para tomate, farinha de milho, farinha de mandioca, alface, couve e repolho contrariaram a tendência geral de subida, mas o seu impacto não foi significativo para travar a subida geral de preços.
A cidade de Maputo lidera com uma inflação mensal de 1,11%, seguida da cidade de Nampula com 0,56% e cidade da Beira com 0,15%.

Em termos homólogos, as cidades da Beira, Nampula e Maputo registaram agravamentos de preços na ordem de 24,54%, 20,35% e 17,75%, respectivamente.

A recolha de preços é feita em mercados e outros estabelecimentos de venda (lojas) de Maputo, Beira e Nampula, num total de 11 526 preços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!