Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Dor, tristeza e críticas à Renamo no funeral do chefe do posto de Tica

Foram a enterrar, na tarde de ontem, no cemitério Santa Isabel, na cidade da Beira, os restos mortais de Abílio Jorge, chefe do posto administrativo de Tica, localizado no distrito de Nhamatanda, província de Sofala. 


Jorge Abílio, tal como o régulo de Nhampoca, foi morto por homens armados na tarde da passada sexta-feira, na povoação de Nhampoca,
poucos minutos depois de ter orientado um encontro popular naquela região, que tinha como objectivo mobilizar a população - que estava a abandonar a área devido à tensão militar - a permanecer em Nhampoca.

O governo de Sofala, que foi representado nas exéquias fúnebres pelo director provincial da Justiça, José Jussene, lamentou a morte de Jorge Abílio e lançou duras críticas aos autores do crime. “Estas atitudes da Renamo não confortam o povo moçambicano, porque apenas destroem as aspirações e anseios deste mesmo povo. Abílio Jorge identifica-se com os ditames da nossa moçambicanidade”. Já o partido Frelimo em Sofala, através do seu primeiro secretário, Paulo Manjacunene, acusou a Renamo pelas mortes do chefe do posto administrativo de Tica, do régulo Nhampoca, assim como por todos os ataques que ocorrem em Sofala. “Os dois líderes comunitários foram vítimas de assassinatos bárbaros perpetrados por bandidos armados da Renamo.

 Repudiamos a guerra, pois ela traz destruição, luto e retarda o desenvolvimento, por isso, apelamos à Renamo a guiar-se pelo diálogo e não pelo recurso a armas, se quer chegar ao poder”, referiu Manjacunene. A família mostrou-se naturalmente chocada com a morte de Abílio Jorge, pela forma bruta como ocorreu. “Ele sempre lamentou pela sua segurança em Tica, contudo, sempre se mostrou firme em continuar a ajudar a população a seguir em frente na construção de um moçambique cada vez melhor. Nesta hora de adeus, lembramo-nos com muita tristeza dos seus ensinamentos, sempre virados ao espírito de união e patriotismos”, refere num dos trechos a mensagem da família. Abílio Jorge, que também chegou a exercer as funções de chefe de posto de Inhamitanga, no distrito de Cheringoma, e de primeiro secretário da Frelimo na cidade da Beira, deixa viúva, cinco filhos e três netos. 

Fonte: Jornal O País | Crítico Melódico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!