Pular para o conteúdo principal

Hoje é:

Rússia revela detalhes do acordo com os EUA sobre a Síria após ataque de Deir ez-Zor

O representante permanente da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, divulgou a jornalistas algumas disposições do acordo selado entre Moscou e Washington sobre a Síria. A Rússia tem insistido na necessidade de publicar os documentos, mas os EUA são contra. 
"Devido a razões que não podemos entender completamente, os EUA não concordaram em partilhar os textos dos documentos com vocês e até mesmo com os representantes do Conselho de Segurança da ONU. Mas eu vou ler fragmentos destes dois documentos para esclarecer [a situação]", disse Churkin em entrevista coletiva após uma reunião de emergência do Conselho de Segurança. 


O Conselho se reuniu neste sábado (17) à noite depois que aviões da coalizão liderada pelos EUA atacaram as tropas do Exército sírio em Deir ez-Zor, deixando pelo menos 62 soldados mortos. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que o número de baixas chegou a 80. O Comando Central dos EUA disse mais tarde que o ataque aéreo havia sido um acidente.Moscou insiste na divulgação dos documentos, a fim de evitar especulações e interpretações equivocadas. 

Os EUA, por sua vez, ainda não decidiram se vão publicar o texto do acordo ou não. Na sexta-feira (16), era esperada uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria, mas a Rússia decidiu cancelá-la devido à falta de vontade de Washington em tornar público o acordo. Além disso, Churkin expressou dúvidas de que o Conselho aprovaria uma resolução para apoiar o acordo. 

"A Rússia e os EUA vão tomar esforços conjuntos para estabilizar a situação na Síria, incluindo medidas especiais perto de Aleppo. As prioridades são a separação dos territórios controlados pelo Daesh e pela Frente al-Nusra dos territórios controlados pelas forças da oposição moderada, bem como a separação dos rebeldes moderados dos militantes da al-Nusra", revelou o diplomata russo.  

Ele também citou trechos de um documento acordado entre Washington e Moscou em julho.
"O objetivo de um Grupo de Implementação Conjunta é o estabelecimento de uma ampla coordenação entre os Estados Unidos e a Federação Russa. As partes, os EUA e a Rússia, vão trabalhar em conjunto no âmbito de um Grupo de Implementação Conjunta, a fim de derrotar a al-Nusra e o Daesh. Elas vão trabalhar a fim de manter um cessar-fogo e apoiar um processo de transição política descrito na resolução 2254 pelo Conselho de Segurança da ONU ", disse Churkin. De acordo com ele, as outras disposições eram sobre questões humanitárias e a situação no terreno.

"Essas preparações foram muito importantes. Elas poderiam mudar a situação e intensificar os esforços contra a al-Nusra e o Daesh. Elas também poderiam criar melhores condições para um processo político", acrescentou o enviado especial russo. 
No início desta semana, o presidente russo, Vladimir Putin, comentou sobre o assunto. "A única razão pela qual eles aparentemente não querem torná-lo público é porque a comunidade internacional, bem como público americano e russo, descobrirão imediatamente quem não está respeitando o acordo", disse Putin. O presidente ressaltou que os militantes da al-Nusra deviam ser separados dos grupos de oposição, mas que Washington não tinha feito progressos sobre o problema. 

"Eu gostaria que fôssemos honestos uns com os outros… E eu não entendo muito bem por que devemos esconder qualquer um dos nossos acordos. Claro, não vamos divulgá-los até que os nossos parceiros norte-americanos concordem com isso”, afirmou o líder russo. Em 9 de setembro, o chanceler russo, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, anunciaram um novo plano sobre a Síria, que estipula um cessar-fogo que entrou em vigor na segunda-feira (12). 

 Sputnik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto expositivo explicativo

Texto expositivo explicativo é um texto que visa dar a conhecer fazer saber compreender um determinado assunto. É um texto cujo intenção da comunicação se prende essencialmente com conhecimento da realidade a respeito da qual oferece um saber. A finalidade é de informar transmitir conhecimento aos destinatários.

Conheça as 9 melhores universidades de Moçambique

Ranking Académico:Segundo a pesquisa produzida pelo Webometrics Ranking of World Universitiescom a iniciativa de Cybermetrics Lab (Conselho Nacional de Pesquisa Espanhol), que fornece informações sobre o desempenho das Universidade de todo o Mundo, fez uma analise nesse ano de 2016 das melhores Universidade do Mundo e nós extraímos da lista as melhores de Moçambique, confira:

Texto Expositivo-Argumentativo

Argumento é um raciocínio lógico destinado a provar ou refutar uma informação. Ou ainda, "Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa (argumento retórico) ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento (argumento dialógico) ." E "Na lógica, um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão ."

Notícias de Moçambique

Notícias de Moçambique
MOZNEWS

Será África berço da Humanidade?

Será África berço da Humanidade?
O Continente Africano é considerado o berço da Humanidade porque nele foram encotrados os primeiros registos fósseis mais antigos. Veja o artigo Completo clicando na Imagem!